adplus-dvertising

Como usar o QUEM?

Índice

Como usar o QUEM?

Como usar o QUEM?

Dica 1 ► O pronome relativo “quem” deve ser empregado quando fizer referência a pessoas ou coisas personificadas e, na maioria das vezes, aparecerá precedido de preposição. Na oração seguinte, ele substituirá o termo antecedente (pessoas ou coisas personificadas), lembrando que essa oração será subordinada à primeira.

Como usar ao qual?

Com verbos transitivos diretos, que não pedem preposição, deverá ser usado o pronome relativo o qual. Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.

Que fez ou quem fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?

Qual a regra do uso do pronome quem?

Regra 1: O pronome relativo “quem” deve ser utilizado apenas quando o termo antecedente fizer referência a pessoas ou coisas personificadas.

Quem pode se referir a objeto?

O pronome pessoal ele/ela pode referir-se a coisas e objetos? Resposta: ... O pronome pessoal 'ele/ela' é empregado indistintamente para qualquer ser - animado ou inanimado. Essa é a única pessoa que pode ser predicada por qualquer coisa e pode representar qualquer tipo de sujeito.

Quando usar o pronome relativo cujo?

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

  1. O vocábulo CUJO sempre é usado para denotar uma relação posse. ...
  2. O pronome CUJO sempre concorda com o termo posterior. ...
  3. O pronome CUJO nunca é seguido de artigo. ...
  4. O pronome CUJO pode ser antecedido por preposição.

O que significa cujo ou cuja?

A) – Qualquer forma deste pronome (cujo, cuja, cujos, cujas) é equivalente a do qual, da qual, dos quais, das quais, conforme o antecedente for masculino ou feminino, do singular ou do plural. Concorda sempre com o substantivo que se lhe segue: (1) É bela esta árvore, cuja folhagem é bonita.

Como usar a qual o qual?

À qual: quando usar? À qual é utilizado quando há alguma situação que exija a presença da preposição a, como verbos, adjetivos e substantivos que estabelecem regência com essa preposição. Havendo a presença do artigo e da preposição, ocorre a seguinte flexão em gênero e número: à qual, às quais, ao qual, aos quais.

Quando usar a expressão ao qual?

A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.

Postagens relacionadas: