O que é efeito luminoso Cite dois exemplos?
Índice
- O que é efeito luminoso Cite dois exemplos?
- O que é o efeito magnético?
- Como ocorre o efeito químico?
- Quais os riscos do efeito fisiológico no corpo humano?
- Qual a diferença entre corrente contínua e corrente alternada de exemplos?
- Qual os efeitos da corrente elétrica?
- Quais os efeitos provocados pela corrente elétrica?
- Qual a eficiência luminosa de uma lâmpada?
- Quais são os impactos da poluição luminosa?
- Quais as consequências da iluminação noturna?
- Quanto maior é a eficiência de uma lâmpada fluorescente?

O que é efeito luminoso Cite dois exemplos?
Efeito luminoso Esse efeito baseia-se no fato de gases ionizados emitirem luz quando atravessados por uma corrente elétrica. Como exemplo temos as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de vapor de mercúrio, as lâmpadas de vapor de sódio etc.
O que é o efeito magnético?
O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser constatada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética.
Como ocorre o efeito químico?
O efeito químico ocorre em determinadas reações químicas quando elas são percorridas por uma corrente elétrica. Esse efeito é muito utilizado no recobrimento de metais, por exemplo.
Quais os riscos do efeito fisiológico no corpo humano?
Os principais efeitos fisiológicos que uma corrente elétrica (externa) produz no corpo humano são tetanização, fibrilação ventricu- lar, parada cardiorrespiratória e queimadura (CAMINHA, 1977).
Qual a diferença entre corrente contínua e corrente alternada de exemplos?
A diferença básica entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente.
Qual os efeitos da corrente elétrica?
A corrente elétrica pode reproduzir três efeitos: o luminoso, o térmico e o fisiológico. ... 2) O efeito térmico, também chamado de efeito Joule: é o aquecimento de um condutor, quando percorrido por corrente elétrica.
Quais os efeitos provocados pela corrente elétrica?
Os principais efeitos fisiológicos que uma corrente elétrica (externa) produz no corpo humano são tetanização, fibrilação ventricu- lar, parada cardiorrespiratória e queimadura (CAMINHA, 1977).
Qual a eficiência luminosa de uma lâmpada?
- É a relação entre o fluxo luminoso, medido em lúmens, e a potência energética, medida em Watts. Em outras palavras, a eficiência luminosa mede o quanto de energia elétrica é, de fato, convertida em iluminação durante o funcionamento de uma lâmpada.
Quais são os impactos da poluição luminosa?
- A poluição luminosa pode confundir a navegação animal, alterar interacções de competição, alterar relações entre presas predadores e afectar a fisiologia do animal. O estudo sobre a poluição luminosa ainda se encontra no início e por isso os impactos deste problema não são, ainda, totalmente compreendidos.
Quais as consequências da iluminação noturna?
- A iluminação noturna pode alterar os ritmos circadianos, causando problemas de sono. Além disso, a disrupção dos ciclos circadianos também pode estar associada a problemas como depressão e câncer . O efeito atrativo que a luz exerce sobre os insetos também tem consequências sanitárias.
Quanto maior é a eficiência de uma lâmpada fluorescente?
- Para efeitos de comparação, a eficiência luminosa de uma lâmpada fluorescente fica em torno de 50 a 70 Lm/W, enquanto que, nas lâmpadas LED, encontramos valores normalmente acima de 100 Lm/W. Resumidamente, quanto maior a eficiência, maior será a produção de energia luminosa e melhor será sua estabilidade de funcionamento.