O que causa empiema pleural?
Índice
- O que causa empiema pleural?
- Qual a diferença de derrame pleural e empiema?
- Quais são as causas de empiema?
- O que é empiema resumo?
- O que é empiema pleural crônico?
- Como evoluiu o derrame pleural?
- Qual é o nome do líquido pleural?
- Qual a causa da contaminação do espaço pleural?
- Como ocorre a inflamação na pleura?

O que causa empiema pleural?
O empiema é pus no espaço pleural. Ele pode ocorrer como uma complicação da pneumonia, toracotomia, abscessos (pulmonar, hepático ou subdiafragmático) ou trauma penetrante com infecção secundária. O empiema necessitatis é a extensão do empiema aos tecidos moles, causando infecção da parede torácica e drenagem externa.
Qual a diferença de derrame pleural e empiema?
O empiema é o derrame parapneumônico complicado, com secreção purulenta espessa. A medida que o derrame pleural evolui, é ativada uma cascata de coagulação que leva à diminuição da fibrinólise e deposição de fibrina, causando as loculações e espessamento pleural.
Quais são as causas de empiema?
As principais causas de empiema pleural são: condição pós-pneumonia (comunitária ou hospitalar), pós-operatório, iatrogenia, empiema secundário a trauma torácico, e obstrução brônquica devida a neoplasia central ou por corpo estranho.
O que é empiema resumo?
O empiema é definido como a presença de pus franco no espaço pleural. Os derrames parapneumônicos são causados por uma pneumonia subjacente. Um derrame parapneumônico simples não é infectado. Já um derrame parapneumônico complicado evolui assim que ocorre a disseminação da infecção para o espaço pleural.
O que é empiema pleural crônico?
O empiema pleural é o líquido pleural de aspecto purulento e/ou com identificação de bactérias, seja pelo Gram ou cultura.
Como evoluiu o derrame pleural?
- O derrame pleural evolui com sintomas diretamente relacionados ao envolvimento da pleura associados àqueles decorrentes da doença de base que o determinou, os quais muitas vezes predominam no quadro clínico. As manifestações da doença de base são extremamente variadas, em função do grande número de doenças que podem cursar com derrame pleural.
Qual é o nome do líquido pleural?
- Dentro dele encontra-se uma pequeníssima lâmina de líquido, que faz papel de lubrificante, impedindo o atrito entre as duas camadas de pleura quando os pulmões se enchem e quando se esvaziam de ar. Este líquido recebe o óbvio nome de líquido pleural.
Qual a causa da contaminação do espaço pleural?
- A contaminação do espaço pleural pode ocorrer por via linfática, hematogênica ou direta. As pneumonias são a principal causa e a propagação nesses casos é direta. Cerca de 40% dos pacientes com pneumonia desenvolvem derrame pleural, e 10% evoluem para empiema pleural.
Como ocorre a inflamação na pleura?
- Na forma aguda de piro-raax, a inflamação evolui patologicamente, aumentando a intoxicação do corpo. Neste contexto, desenvolve-se disfunção de órgãos e sistemas vitais. O processo inflamatório na pleura, que não dura mais de um mês, é acompanhado de acumulação de pus e sintomas de intoxicação séptica - este é um empiema agudo.