Como é feito o desbridamento Foraminal?

Como é feito o desbridamento Foraminal?
O desbridamento foraminal constitui um passo a mais durante o processo do preparo biomecânico dos canais, tendo como objetivo a limpeza do forame do dente, localizado além do canal dentinário, no canal cementário. Assim, o desbridamento foraminal é uma manobra endodôntica que serve para limpar o forame apical do dente.
O que é Patencia Foraminal?
Para evitar esse acúmulo durante a limpeza e a modelagem, pode-se fazer a patência, que é a passagem de um instrumento compatível com o diâmetro foraminal, ultrapassando o limite de instrumentação com o objetivo de manter toda a extensão do canal livre.
Quais são as complicações do desbridamento?
- As complicações mais comuns do desbridamento podem ser sangramento da ferida, irritação da pele em volta, dor depois do procedimento e reação alérgica aos produtos utilizados, no entanto, os benefícios são maiores e devem ser considerados como prioridade, pois em alguns casos, uma ferida não se cura sem fazer desbridamento.
Por que o desbridamento é importante para o tratamento de uma ferida?
- O desbridamento é um procedimento muito importante para o tratamento de uma ferida com tecido necrosado e infectado, pois a remoção deste tecido morto melhora a cicatrização, diminui as secreções, como o exsudato, reduz a ação de microrganismos e melhora a absorção de pomadas com antibióticos.
Quais são os métodos de desbridamento?
- Diferentes métodos de desbridamento podem ser utilizados, levando em consideração as características da ferida, aspecto do tecido inviável, etiologia e condições clínicas da pessoa. São classificados como seletivos (remoção do tecido inviável) ou não seletivos (remoção dos tecidos viável e inviável).
Como é feito o desbridamento da ferida úmida?
- Autolítico: é realizado pelo próprio corpo de forma natural, através de processos parecidos com a cicatrização, promovidos pelas células de defesa, os leucócitos. Para melhorar os efeitos deste tipo de desbridamento é necessário manter a ferida úmida com soro fisiológico e curativos com hidrogel, ácidos graxos essenciais (AGE) e alginato de cálcio;