O que é conceito de desejo?

O que é conceito de desejo?
Do latim desidĭum, o desejo é a ação e o efeito de desejar (aspirar a, sentir apetência, ter vontade de, querer). O conceito permite fazer referência ao movimento afetivo ou ao impulso para com algo que se apetece. O desejo, por conseguinte, é a vontade de cumprir uma vontade ou de saciar um gosto. ...
O que é o desejo para Deleuze?
Nesse sentido, Deleuze e Guattari defendem a ideia de que se o desejo é algo que é produzido, então ele produz o real de forma que é esse o próprio resultado das sínteses passivas do desejo como autoprodução do inconsciente: “O ser objetivo do desejo é o Real em si mesmo.” (DELEUZE; GUATTARI, 2004, p.
Qual o significado do desejo?
- O desejo é um tipo de sentimento. Isso significa que ele faz parte do sujeito, agente ou pessoa, sem fazer parte do mundo, a não ser na medida em que a pessoa faz parte do mundo. O desejo é uma atitude mental do sujeito em relação ao mundo (ver abaixo a seção 'Epistemologia'). É subjetivo, não objetivo.
Qual o conceito filosófico?
- O Filos é o amor que é associado, por exemplo, à amizade. O amor entre irmãos, ao companheirismo que se desenvolve num casal. Porque, dentro do conceito filosófico, você pode perfeitamente amar uma pessoa sem estar apaixonado por ela. A paixão independe do amor e vice-versa.
Qual a diferença entre vontade e desejo?
- Sem aprofundar: a diferença entre vontade e desejo é que o DESEJO são as necessidades do corpo, do instinto. Um animal vive buscando satisfazer seus quereres. A VONTADE é uma decisão deliberada, é a ação vitoriosa da mente sobre o corpo.
Qual a origem da filosofia moderna?
- NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999. O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos? O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.