Qual laqueadura é feita pelo SUS?
Índice
- Qual laqueadura é feita pelo SUS?
- O que precisa para fazer laqueadura pelo SUS?
- Quanto tempo demora para conseguir uma laqueadura pelo SUS?
- Como conseguir cesárea e laqueadura pelo SUS?
- Quanto custa uma laqueadura na hora do parto?
- O que é necessário para fazer uma cirurgia pelo SUS?
- Qual a melhor forma de laqueadura?
- Como é feito o procedimento de laqueadura?
- Quais são os documentos necessários para fazer a laqueadura pelo SUS?
- Qual a idade mínima para realizar a laqueadura?

Qual laqueadura é feita pelo SUS?
Também conhecida como cirurgia de "ligadura de trompas", a laqueadura é um dos métodos contraceptivos oferecidos de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O que precisa para fazer laqueadura pelo SUS?
Para que a mulher consiga acessar essa cirurgia e seja operada pelo SUS ela deve cumprir com ao menos um dos dois pré-requisitos essenciais:
- Ter mais de 25 anos; ou.
- Ter 2 filhos vivos.
Quanto tempo demora para conseguir uma laqueadura pelo SUS?
Ela conseguiu encaminhamento para realizar a laqueadura, mas a ginecologista foi sincera: “Demora em torno de 5 a 6 anos para você conseguir porque seus partos foram normais”. Depois do pedido feito em 2016, a diarista fez todo o processo necessário e foi encaminhada ao Hospital Geral de Itapevi.
Como conseguir cesárea e laqueadura pelo SUS?
Você e seu cônjuge deverão concordar com a laqueadura e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido. A laqueadura no momento do parto somente pode ser feito se você tiver 2 ou mais cesáreas ou se tiver um problema de saúde grave que possa comprometer a sua saúde e do bebê em futura gravidez.
Quanto custa uma laqueadura na hora do parto?
“As laqueaduras geralmente variam de R$ 5.000 a R$ 10.000 dependendo do médico, hospital, equipe e da técnica utilizada. Nesses valores estão inclusos os honorários médicos, como o cirurgião, anestesista e auxiliar.
O que é necessário para fazer uma cirurgia pelo SUS?
Como fazer cirurgia plástica pelo SUS?
- Primeiramente, se consultar em um Posto de Saúde e conversar com o médico para que ele avalie seu caso.
- Se o seu diagnóstico for favorável à solicitação de cirurgia, então o segundo passo é ir até a Secretaria de Saúde da sua cidade.
Qual a melhor forma de laqueadura?
- Existem diversas formas de laqueadura, sendo que as trompas podem ser amarradas, cortadas, cauterizadas, obstruídas ou presas por grampos. A operação é considerada simples, e tem uma duração de cerca de quarenta minutos. A mulher estará sedada por anestesia o tempo todo e o período de internação é de cerca de dois dias.
Como é feito o procedimento de laqueadura?
- É necessário saber que, por lei, o procedimento de laqueadura só pode ser feito caso a mulher atenda algum dos seguintes requisitos: A cirurgia de esterilização só pode ser feita depois de 42 dias da mulher ter dado à luz; Constatada necessidade médica, caso a vida ou saúde da mulher esteja em risco.
Quais são os documentos necessários para fazer a laqueadura pelo SUS?
- Quais são os documentos necessários para fazer a laqueadura pelo SUS? A paciente deve cuidar da documentação a ser entregue, que são: Documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento. Termo de consentimento para a cirurgia assinada pela paciente e por uma testemunha com firma reconhecida em cartório.
Qual a idade mínima para realizar a laqueadura?
- As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.263/96). A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.