adplus-dvertising

O que é um credor hipotecário?

Índice

O que é um credor hipotecário?

O que é um credor hipotecário?

Credor hipotecário: O credor, neste caso é o banco ou a instituição financeira que está legitimamente autorizado para exigir o pagamento ou o cumprimento da obrigação/dívida. O devedor confere ao credor o direito real sobre um bem de sua propriedade ou de outrem.

Quem pode ser credor Hipotecario?

Podem o credor e o devedor, no ato constitutivo da hipoteca, autorizar a emissão da correspondente cédula hipotecária, na forma e para os fins previstos em lei especial. A hipoteca pode ser constituída para garantia de dívida futura ou condicionada, desde que determinado o valor máximo do crédito a ser garantido.

Como serão pagos os credores hipotecários?

Nos termos do artigo 1.478 do Código Civil, se, no vencimento da dívida, o devedor não se oferecer para pagá-la, o credor sub-hipotecário poderá fazê-lo. Para tanto, deverá depositar a quantia, citar o devedor para pagá-la e o primeiro credor para recebê-la.

Qual o direito do credor hipotecário?

O credor hipotecário pode opor embargos de terceiro para livrar o bem hipotecado da constrição judicial, desde que o devedor seja solvente e possua outros bens além do penhorado, capazes de cobrir o crédito do exequente-embargado. Se a penhora houver sido efetuada em execução fiscal, os embargos não são admissíveis.

Como se executa uma hipoteca?

Assim, no caso das execuções hipotecárias é feito requerimento em juízo para, primeiramente ser expedido mandado de avaliação judicial do imóvel. Elaborado o laudo de avaliação, confronta-se o valor do imóvel com o saldo devedor e requer-se, em juízo que o imóvel seja praceado pelo valor menor.

Qual o direito do credor ao imóvel hipotecado?

  • Na hipoteca, o direito dado ao credor é sobre o valor do bem hipotecado e não sobre a sua substância. Por este motivo, nos casos de hipoteca, o imóvel permanece sob a posse do devedor, podendo ele usufruir normalmente deste bem.

Qual é o crédito hipotecário?

  • O crédito hipotecário, por conseguinte, é aquele que concede um banco para a aquisição de uma casa ou de um terreno, ficando a instituição com o direito de forçar a venda dessa propriedade para liquidar a dívida caso esta não for satisfeita conforme combinado.

Quais são os tipos de hipotecas?

  • A lei brasileira considera válidos três tipos de hipotecas: a convencional, a legal e a judicial (ou jurídica). Hipoteca convencional: neste caso, o devedor é quem solicita a hipoteca do imóvel.

Quando ocorre a liberação da hipoteca?

  • Por este motivo, nos casos de hipoteca, o imóvel permanece sob a posse do devedor, podendo ele usufruir normalmente deste bem. A liberação da hipoteca ocorre quando o devedor sana a sua dívida com o hipotecário, caso contrário o imóvel é colocado à venda e o valor obtido é entregue ao credor como pagamento.

Postagens relacionadas: