adplus-dvertising

Como o cordão umbilical funciona?

Índice

Como o cordão umbilical funciona?

Como o cordão umbilical funciona?

Qual é a função do cordão umbilical? Ele normalmente possui 3 vasos sanguíneos (duas artérias e uma veia). É responsável por fazer com que o sangue do bebê passe pela placenta, aonde é oxigenado e recebe nutrientes, retornando em seguida para o bebê.

Para que serve doar cordão umbilical?

O sangue de cordão umbilical é uma das fontes de células-tronco para o transplante de medula óssea. Saiba mais sobre coleta do sangue, as vantagens e desvantagens da doação, entre outras informações sobre o assunto.

Como deve ser a anatomia do cordão umbilical?

Na sua anatomia normal, o cordão umbilical possui três vasos: uma veia e duas artérias (Figura 1). As artérias conduzem o sangue não oxigenado do feto para a placenta e a veia transporta o sangue oxigenado na placenta para a circulação fetal.

Como é que o bebe se alimenta através do cordão umbilical?

4 - Nutrientes e dejetos não se misturam No último trimestre, o bebê recebe meio litro de sangue a cada minuto via cordão umbilical. Em seu interior, duas artérias carregam sangue com dejetos do feto para a placenta, e uma veia transporta oxigênio e nutrientes da placenta para o bebê.

Pode doar cordão umbilical?

A doação do cordão umbilical do recém-nascido para um Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário é voluntária e autorizada pela mãe do bebê.

Qual é o cordão umbilical do bebê?

  • O cordão umbilical é uma estrutura importante que conecta o bebê em desenvolvimento à placenta. Ele mantém uma conexão vascular que permite que sangue rico em oxigênio chegue até o feto e que sangue rico em gás carbônico seja retirado de seu corpo, além de fornecer os nutrientes necessários.

Como funciona o sangue do cordão umbilical?

  • As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical são hematopoéticas, isto é, capazes de diferenciar-se em células sanguíneas. Assim sendo, o sangue do cordão é utilizado para o transplante de medula óssea, sendo indicado no tratamento de leucemia, por exemplo.

Quais são as células do cordão umbilical?

  • No endotélio e subendotélio da veia do cordão umbilical podem ser encontradas células-tronco mesenquimais. Essas células são multipotentes e, por um processo de diferenciação podem se transformar nas linhagens celulares osteogênicas, condrogênicas e adipogênicas.

Por que o cordão umbilical tem 2 vasos?

  • Devido a sua grande importância, esses vasos sanguíneos são protegidos por uma substância pegajosa chamada geléia de Wharton, que por sua vez é coberta por uma camada de membrana chamada âmnion. Em alguns bebês o cordão umbilical pode ter apenas 2 vasos (uma artéria e uma veia).

Postagens relacionadas: