adplus-dvertising

O que pressupõe a proposta Educacional bilíngue para surdos no Brasil?

Índice

O que pressupõe a proposta Educacional bilíngue para surdos no Brasil?

O que pressupõe a proposta Educacional bilíngue para surdos no Brasil?

A educação do surdo pela proposta bilíngüe apresenta como primordial o acesso da criança, com deficiência auditiva, à sua Língua materna, sendo de preferência a vivência e aprendizagem desta estimulada pelo contato com comunidade surda, na qual estará inserida quando maior.

Como se tornar uma escola bilíngue?

Para ser considerada uma escola bilíngue, a escola deve usar o idioma como meio de instrução para construção de conhecimento em áreas diversas. Diferentemente das outras escolas, a escola de inglês tem o inglês como matéria única.

Qual a origem da língua de sinais na educação de surdos?

  • Já no Brasil, a adoção da língua de sinais na educação de surdos é um fato mais recente, sendo que, nos últimos anos, tem sido crescente o número de adeptos e defensores do seu uso. As línguas de sinais, são naturais das comunidades surdas, não são simplesmente gestos e mímicas e sim, línguas com estruturas gramaticais próprias.

Qual a legislação sobre a educação de surdos no Brasil?

  • LEIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL A educação bilíngüe de surdos no Brasil esta amparada pela Lei e é recomendada pelo Ministério Nacional da Educação (MEC), como sendo uma proposta válida e eficaz para o ensino das duas Línguas reconhecidas pelo país, Língua Portuguesa e LIBRAS, necessárias para a inclusão social efetiva destes sujeitos.

Por que a língua portuguesa é essencial para a inclusão do surdo?

  • Elas comprovam que o aprendizado da língua portuguesa é essencial para a inclusão do surdo e, especialmente, para que ele desenvolva uma boa capacidade de comunicação. Da mesma forma, a LIBRAS tem sido destacada como uma porta de acesso a diferentes universos - especialmente o da escrita e leitura.

Quais são as correntes pedagógicas de surdos?

  • Ao longo da jornada educacional de surdos, três correntes metodológicas ou filosóficas se destacam, são elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. O oralismo é um modelo clínico que parte do pressuposto que a surdez é uma deficiência que deve ser minimizada pelo estímulo auditivo, o equivalente a reabilitar para a “normalidade”.

Postagens relacionadas: