O que é o amor intelectual?
Índice
- O que é o amor intelectual?
- O que significa a palavra Spinoza?
- Qual é o pensamento de Espinosa a respeito da imanência?
- O que significa causa imanente em Spinoza?
- O que significa Deus da Espinosa?
- Quando Espinosa aponta Deus como uma força imanente ele afirma?
- O que é Deus como um ser transcendente para Spinoza *?

O que é o amor intelectual?
O amor parece ser atividade do corpo; o amor intelectual parece ser atividade da mente. Ainda se pergunta porque esta ação do corpo e mente, que é o amor intelectual a Deus, é o exercício mesmo de aumento de potência contínuo, o que Espinosa chama de felicidade, ou beatitude.
O que significa a palavra Spinoza?
Espinosa significa uma pessoa com muita espinha.
Qual é o pensamento de Espinosa a respeito da imanência?
Para Espinosa, a causalidade imanente se desdobra não só no plano do absoluto poder de existir como no do absoluto poder de pensar, já que a existência mesma de Deus ou da Natureza Naturada implica uma forma ou idéia em que este exprime-se, recupera-se, conhece-se e determina-se como tal.
O que significa causa imanente em Spinoza?
Retomando o conceito escolástico de imanência, entendida como a presença do resultado de uma ação na própria ação, Espinoza afirmou que "Deus é causa imanente e não transitiva de todas as coisas", isto é, Deus é causa de todas as coisas que estão nele e nada existe fora dele (Deus sive Natura).
O que significa Deus da Espinosa?
Com efeito, a crença de Spinoza era em um Deus baseado no seguinte princípio: Deus e Natureza são a mesma coisa — Deus sive Natura (Deus ou Natureza). ...
Quando Espinosa aponta Deus como uma força imanente ele afirma?
O Deus de Espinosa possui caráter imanente, ou seja, não está separado do mundo, pelo contrário, esta intimamente e necessariamente ligado a ele, formando apenas uma coisa, uma substância, ou seja, o mundo e Deus são a mesma coisa, já que o mundo é uma produção, e não uma criação.
O que é Deus como um ser transcendente para Spinoza *?
Deus para Spinoza é o único motivo da existência de todas as coisas. Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus. Ele é a fonte única e Dele surgem todos os outros elementos. Deus existe em si e foi gerado por si, para existir ele não necessita de nenhuma outra realidade.