Para que serve um DWDM?
Índice
- Para que serve um DWDM?
- O que é equipamento DWDM?
- Qual é a faixa de operação de um sistema DWDM?
- O que é um sistema WDM?
- Como funciona Cwdm?
- Qual das três técnicas de multiplexação é comum para links de fibra óptica?
- Qual é a função de um emissor óptico?
- Quais os comprimentos de onda que são transmitidos os dados na fibra óptica?
- Qual das três técnicas de multiplexação é comum para ligações de fibra óptica?
- Qual é a distância máxima do comprimento da fibra óptica que o DWDM pode alcançar?
- Qual é a definição do DWDM?
- Quais são as exigências do sistema DWDM?
- Quais são os componentes da WDM?
- Como funciona a WDM em sistemas ópticos?

Para que serve um DWDM?
DWDM é uma técnica de transmissão por fibra óptica que utiliza comprimentos distintos de onda da luz para a comunicação de dados. A utilização de DWDM permite uma rápida implantação de redes de comunicação e uma significativa redução de custo na sua implantação.
O que é equipamento DWDM?
DWDM é uma das variações WDM. Esse tipo de tecnologia foi criada para otimizar o uso da rede de fibra através de equipamentos. Nela o sistema transmite vários feixes de luz em comprimentos de onda diferentes, cada um deles pode ser composto por informações de diferentes redes transmitidas através da mesma fibra.
Qual é a faixa de operação de um sistema DWDM?
Os comprimentos de onda usados para DWDM são escolhidos em uma certa faixa de freqüência (ao redor de 1550 nm), também chamado de janela. Além da multiplicação da taxa de dados em uma única fibra, sistemas DWDM tem a vantagem que o numero de canais pode ser adaptado de acordo com a demanda atual.
O que é um sistema WDM?
A Multiplexação por divisão de comprimento de onda (Wavelength Division Multiplexing - WDM) é uma técnica de transmissão por fibra óptica que utiliza vários comprimentos de onda de luz (ou cores) para enviar dados através do mesmo meio.
Como funciona Cwdm?
Em uma rede CWDM, cada módulo irá trabalhar em um canal específico. O mesmo canal é utilizado para transmitir (TX) e receber (RX) os sinais ópticos, logo, faz-se necessária a utilização de módulos DUPLEX e duas fibras ópticas disponíveis para fazer esse TX/RX.
Qual das três técnicas de multiplexação é comum para links de fibra óptica?
O WDM é uma das técnicas de multiplexação que aumenta a largura de banda através da multiplexação de uma variedade de sinais portadores ópticos em uma única fibra óptica, usando diferentes comprimentos de onda.
Qual é a função de um emissor óptico?
Os transmissores e receptores ópticos são responsáveis por converter sinais elétricos em ópticos (no caso do transmissor) ou os sinais ópticos novamente para sinais elétricos (no caso do receptor). Os transmissores e receptores ópticos também são chamados de “transdutores” porque convertem um tipo de energia em outro.
Quais os comprimentos de onda que são transmitidos os dados na fibra óptica?
As fontes de luz utilizadas nas fibras ópticas possuem comprimentos de onda, acima de 850 nm, ou seja, na região de radiação infravermelha, que é invisível ao olho humano.
Qual das três técnicas de multiplexação é comum para ligações de fibra óptica?
O WDM é uma das técnicas de multiplexação que aumenta a largura de banda através da multiplexação de uma variedade de sinais portadores ópticos em uma única fibra óptica, usando diferentes comprimentos de onda.
Qual é a distância máxima do comprimento da fibra óptica que o DWDM pode alcançar?
O WWDM permite a combinação de 4 comprimentos de onda em uma única fibra. Além disso, é uma tecnologia muito versátil, pois suporta fibras multimodo para distâncias curtas (300 m) e fibras monomodo para longas distâncias (10 km).
Qual é a definição do DWDM?
- Definição O DWDM ( Dense Wavelength Division Multiplexing - multiplexação densa por comprimento de onda) é uma tecnologia WDM. Segundo a ITU ( International Telecommunications Union ), os sistemas DWDM podem combinar até 64 canais em uma única fibra.
Quais são as exigências do sistema DWDM?
- Um sistema DWDM impõe altas exigências a seus componentes, principalmente com relação ao comprimento de onda do feixe de luz fornecido pelas fontes. A fonte utilzada no sistema é muito importante, pois suas características geralmente atuam diretamente no desempenho final do link óptico.
Quais são os componentes da WDM?
- Além dos cabos de fibra óptica e dos multiplexadores, a tecnologia WDM é composta por SFPs (Small Form-Factor Pluggable – que garantem o tráfego de qualquer tecnologia, independente do fabricante), amplificadores, equipamentos de cross conexão de diversas capacidades e, finalmente, um sistema gerenciador – que otimiza o controle da rede.
Como funciona a WDM em sistemas ópticos?
- Por isso, recomenda-se a utilização de WDM em sistemas que necessitam de transmissões com alto desempenho. Como isso acontece? Por meio de um multiplexador que une os vários comprimentos de onda dos transmissores ópticos e disponibiliza uma saída para ser transmitida por meio de um par de fibra.