Quando fazer o NS1 para dengue?
Índice
- Quando fazer o NS1 para dengue?
- O que é o exame NS1?
- O que é NS1 reagente?
- O que é NS1 é para que serve?
- Quando pedir teste rápido dengue?
- Quando posso fazer a sorologia para dengue?
- O que é Antigeno NS1 reagente?
- Qual o tempo de detecção do NS1?
- Qual a especificidade da proteína NS1?
- Qual o prazo de detecção do NS1 negativo?
- Qual o procedimento que permite a detecção precoce da NS1?

Quando fazer o NS1 para dengue?
Quem deve realizar o exame de Dengue NS1 Pessoas com suspeita de infecção aguda pelo vírus da dengue na fase inicial da doença, do primeiro ao quinto dia após o início dos sintomas. Pessoas que estão com os sintomas da dengue há mais de 6 dias.
O que é o exame NS1?
DENGUE ANTÍGENO NS1 – “TESTE RÁPIDO DA DENGUE”: é a nova ferramenta diagnóstica e se trata de um teste qualitativo, usado na detecção da antigenemia NS1 da dengue pela técnica Elisa de captura; auxilia no diagnóstico sorológico da doença em amostras colhidas principalmente até o terceiro dia do início dos sintomas; o ...
O que é NS1 reagente?
Antígeno NS1 é uma glicoproteína que pode ser encontrada em altas concentrações no sangue das pessoas infectadas pelo vírus da dengue. É possível detectar o NS1 24 horas depois do início dos sintomas da doença, antes de surgir anticorpos específicos contra o agente infeccioso.
O que é NS1 é para que serve?
O NS1 é uma glicoproteína altamente conservada, presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados pelo vírus da dengue, razão pela qual pode ser identificado logo após o surgimento dos sintomas e antes do aparecimento de anticorpos específicos.
Quando pedir teste rápido dengue?
Já está disponível no Brasil o teste que possibilita um diagnóstico mais rápido e seguro da dengue em até dez minutos. O diagnóstico é realizado após o quinto dia de suspeita da doença com amostras de sangue (uma gota por punção digital), mas também podem ser utilizadas amostras de soro ou plasma.
Quando posso fazer a sorologia para dengue?
Devem ser solicitados até o quinto dia do início dos sintomas. Se positivos confirmam o caso; se negativos, uma nova amostra para sorologia IgM deve ser realizada para confirmação ou descarte. As sorologias somente atingirão níveis detectáveis após o quinto dia do inicio dos sintomas.(1).
O que é Antigeno NS1 reagente?
Antígeno NS1 é uma glicoproteína que pode ser encontrada em altas concentrações no sangue das pessoas infectadas pelo vírus da dengue. É possível detectar o NS1 24 horas depois do início dos sintomas da doença, antes de surgir anticorpos específicos contra o agente infeccioso.
Qual o tempo de detecção do NS1?
- Conclui-se, portanto, é um teste rápido, qualitativo, de detecção precoce – 1 a 3 dias de doença. Pode estar presente até 9-10 dias do início dos sintomas, mas sua detecção é mais difícil após a soroconversão. Portanto, a presença do antígeno NS1 é indicativo de doença aguda e ativa.
Qual a especificidade da proteína NS1?
- O uso da proteína NS1 tem uma alta especificidade (%), mas tem moderada sensibilidade (mediana 64%, intervalo de 34-72%), de acordo com Guzman (2010).
Qual o prazo de detecção do NS1 negativo?
- O teste NS1 negativo não exclui a possibilidade da doença. Conclui-se, portanto, é um teste rápido, qualitativo, de detecção precoce – 1 a 3 dias de doença. Pode estar presente até 9-10 dias do início dos sintomas, mas sua detecção é mais difícil após a soroconversão.
Qual o procedimento que permite a detecção precoce da NS1?
- O procedimento, que permite a detecção precoce da doença, consiste em um exame de sangue para verificação do antígeno NS1.