O que é um osteoma Osteóide?

O que é um osteoma Osteóide?
RESUMO. O osteoma osteoide é um tumor ósseo primário benigno que acomete mais o sexo masculino na segunda e terceira décadas da vida. Radiograficamente, caracteriza-se por um nicho radiolucente cercado por osso esclerótico reativo, principalmente em ossos longos da extremidade inferior.
Quais são os sintomas do osteoma osteóide?
- O osteoma osteóide apresenta sintomas na forma de dores locais de alta intensidade, que ocorrem geralmente à noite. Quando atingem a coluna vertebral, os osteomas osteóides podem causar uma curvatura dela ( escoliose ).
Qual a síndrome de osteóide do osso?
- A síndrome pertence ao grupo de polipose familiar com herança autossômica dominante. Osteoma de osteóide do osso ocorre na zona de diaphysis de ossos tubulares longos.
Como se trata o osteoma ósseo?
- Como regra, o osteoma ósseo pode ser bem tratado, cujo resultado pode ser classificado como favorável. O osteoma ósseo é encontrado com maior frequência na infância e adolescência, assim como em jovens de 20 a 25 anos. A maioria dos homens está doente, mas as lesões dos ossos faciais são mais frequentemente diagnosticadas em mulheres.
Quais são os tipos de osteoma?
- De acordo com o fator etiológico, esses tipos são diferenciados pelo osteoma: Hyperplastic, que surgem diretamente do tecido ósseo (osteoma osteóide, osteoma simples do osso); heteroplástico, que surgem do tecido conjuntivo (osteófitos).