adplus-dvertising

O que é construcionismo na educação?

Índice

O que é construcionismo na educação?

O que é construcionismo na educação?

Construcionismo é uma reconstrução teórica a partir do construtivismo piagetiano, proposta por Seymour Papert (19), originalmente em 1980. Papert concorda com Piaget (1976), em que a criança é um “'ser pensante” e construtora de suas próprias estruturas cognitivas, mesmo sem ser ensinada.

Qual o conceito de construtivismo social?

(1)Construtivismo social: É a crença de que ao invés de descobrir uma realidade objetiva e independente, o ser humano constrói o conhecimento através de suas interações sociais.

Quais são as teorias do instrucionismo e construcionismo?

  • Antes de falarmos em Instrucionismo e Construcionismo precisamos compreender as teorias que serviram de base para essas duas correntes. Primeiro temos o Behaviorismo, um conjunto de teorias psicológicas que se fundamentam nas práticas do comportamento condicionado dos seres para estudar a relação entre o cérebro e a sua capacidade de aprendizagem.

Como funciona o institucionalismo?

  • De modo geral, o institucionalismo é uma importante ferramenta para estudo e compreensão da sociedade, pois o funcionamento e a efetividade de suas instituições permitem entender uma série de funções sociais, políticas, econômicas e culturais através das quais se regula o comportamento do indivíduo.

Qual a diferença entre o construcionismo e a educação?

  • O Construcionismo, portanto, é uma corrente pedagógica que se baseia nos princípios construtivistas, onde o aluno passa por um processo maior de envolvimento com o meio para compreendê-lo. Na educação, ambas correntes possuem as suas particularidades, que podem funcionar muito bem em determinados casos e falhar em outros.

Por que o instrucionismo é uma corrente pedagógica?

  • O Instrucionismo, portanto, é uma corrente pedagógica que se apoia no behaviorismo, atuando no meio digital. Por outro lado, temos o Construtivismo, um outro conjunto de teorias psicológicas que desempenhou um importante papel nos estudos sobre aprendizagem, embora não tenha tido isso como seu objetivo principal.

Postagens relacionadas: