adplus-dvertising

Qual a função do ionômero de vidro?

Índice

Qual a função do ionômero de vidro?

Qual a função do ionômero de vidro?

Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são materiais que consistem de partículas inorgânicas de vidro dispersas numa matriz insolúvel de hidrogel[3]. As partículas de vidro têm função de material de preenchimento e são fonte de cátions para formação de ligações cruzadas com as cadeias poliméricas[4].

Quais as características do ionômero de vidro?

s cimentos de ionômero de vidro têm propriedades únicas, como biocompatibilidade, ação anticariogênica (devido à libertação flúor) e aderência à estrutura dental. Além disso, o coeficiente de expansão térmica do ionômero vidro é baixo e próximo aos valores da estrutura dentária.

Qual a função do CIV?

O CIV é o material de escolha em muitos procedimentos odontopediátricos devido às suas propriedades satisfatórias, entre elas, a adesão aos tecidos mineralizados, biocom- patibilidade, coeficiente de expansão térmica semelhante ao dente e liberação de flúor.

Quais as características da CIV?

Os CIV são materiais muito utilizados na Odontologia moderna devido às suas propriedades clínicas, que incluem liberação de flúor, adesividade à estrutura dentária, coeficien- te de expansão térmico-linear semelhante à estrutura dentá- ria, poder antimicrobiano e atividade anticariogênica1,6,12,20,27.

Qual o tempo médio de manipulação do ionômero de vidro?

Nos cinco minutos iniciais há a formação de um gel de policarboxilato de cálcio ( adesão inicial a estrutura dentária). Trinta minutos após a manipulação há a formação de policarboxilato de alumínio, tempo mínimo para que o material alcance sua máxima dureza.

Postagens relacionadas: