Qual a diferença entre taxa Selic e IPCA?
Índice
- Qual a diferença entre taxa Selic e IPCA?
- Qual é a finalidade do IPCA?
- O que significa a sigla IPCA e qual a sua finalidade?
- Qual a relação da Selic com IPCA?
- Qual é a relação entre taxa Selic e inflação?
- O que significa o aumento do IPCA?
- Como funciona o IPCA?
- Como é obtido o IPCA e a inflação anual?
- Quais são as variações do IPCA?
- Como o IPCA faz parte da política monetária brasileira?
Qual a diferença entre taxa Selic e IPCA?
Diferenças entre Tesouro Selic e Tesouro IPCA Enquanto o Tesouro Selic é um título de renda fixa pós-fixado, com rendimento atrelado à Selic (a taxa básica de juros da economia), o Tesouro IPCA+ tem o rendimento atrelado à variação da inflação mais uma taxa prefixada.
Qual é a finalidade do IPCA?
O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC produz contínua e sistematicamente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA que tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias.
O que significa a sigla IPCA e qual a sua finalidade?
IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele existe desde 1979 e é calculado todos os meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Qual a relação da Selic com IPCA?
A Selic é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para controlar a inflação, portanto ela afeta diretamente o IPCA. Um exemplo prático: quando a Selic aumenta e o acesso ao dinheiro (crédito, empréstimos, financiamentos…) fica menor, o consumidor para de fazer gastos maiores.
Qual é a relação entre taxa Selic e inflação?
Independente de suas similaridades e contrapontos, o principal é considerar que, por ser usada para controlar a inflação, a Taxa Selic afeta diretamente o IPCA. Afinal, a inflação nada mais é do que o aumento (seja ele generalizado ou contínuo) dos preços.
O que significa o aumento do IPCA?
O que faz o IPCA subir? O preço de qualquer produto ou serviço é determinado pela lei da Oferta e Demanda. Então, quando há maior procura do que oferta, ele sobe. Como o IPCA é uma média ponderada, se alguma das áreas registra maior variação de valores, é provável que ele suba.
Como funciona o IPCA?
- O IPCA tem o objetivo de medir a variação do custo de vida das famílias brasileiras com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. Através dele, o Banco Central controla a política monetária para atingir sua meta para inflação. Além disso, o IPCA está diretamente ligado a outros índices.
Como é obtido o IPCA e a inflação anual?
- IPCA Acumulado e inflação anual O IPCA é obtido a partir da coleta de preços ao longo dos dias de um mês. Esses valores são comparados com o período base anterior, sendo calculada a taxa que indica a inflação no país.
Quais são as variações do IPCA?
- Por isso, como regra geral, pode-se dizer que as variações do IPCA têm efeitos diretos sobre a rentabilidade real dos investimentos. No caso dos financiamentos, muitos deles são reajustados seguindo o indicador. Por isso, o saldo devedor aumenta mais ou menos também em função da inflação.
Como o IPCA faz parte da política monetária brasileira?
- O IPCA faz parte de uma importante estratégia da política monetária no Brasil. Ele é o indicador de referência para o sistema de metas de inflação, criado em 1999.