adplus-dvertising

Como funciona o pagamento do INSS?

Índice

Como funciona o pagamento do INSS?

Como funciona o pagamento do INSS?

A GPS, que é o “carnê do INSS” pode ser preenchida manualmente ou pela internet. Depois de preenchida é só levar a guia até uma instituição bancária, ou casa lotérica, e efetuar o pagamento. A data limite para pagamento é até o dia 15 do mês seguinte.

Como funciona o processo de afastamento pelo INSS?

Durante o período de ausência, o trabalhador tem seus direitos preservados perante a lei trabalhista. Mesmo afastado, nos primeiros 15 dias de ausência a empresa continua arcando com seu salário. Após esse período, o empregado no afastamento pelo INSS recebe salário integral pelo órgão público.

Como funciona o benefício do INSS?

  • Como funciona os benefícios? Todos os benefícios do INSS, como a aposentadoria por invalidez ou o LOAS, são regulamentados por Lei, que seguem uma série de princípios e regras para sua concessão, desde o tempo necessário para se adquirir o direito á aquele benefício, até os valores que será recebido em cada um.

Como foi criado o INSS?

  • O INSS foi criado a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência Social (Iapas) e do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e tem a função primordial de fazer o recolhimento e custeamento, ou seja, receber e pagar, todos os valores referentes ao RGPS. [2]

Quem paga o INSS?

  • Quem tem empresa paga o INSS? Para quem é sócio de empresas, a contribuição para o INSS pode acontecer através do Pró-labore, que nada mais é um salário do sócio. Como resultado, a alíquota de INSS descontada é de 11% sobre o valor do Pró-labore, caso a empresa esteja enquadrada no regime tributário Simples Nacional.

Quando o INSS começa a agir como uma empresa?

  • O INSS está então para garantir que as pessoas certas irão receber o seu benefício, em detrimento das que não precisam. O problema está quando o INSS começa a agir como uma empresa, em busca de maximar os lucros e diminuir os custos, indeferimento pedidos de pessoas que claramente possuem direito, através de campanhas como a do Pente FINO.

Postagens relacionadas: