O que é uma nota fiscal de remessa?
Índice
- O que é uma nota fiscal de remessa?
- Como emitir nota fiscal eletrônica simples remessa?
- Quando posso emitir Nota Fiscal de serviço de Transporte?
- Quando emitir a nota fiscal de remessa?
- Qual a natureza da nota fiscal de remessa para armazém?
- Qual a nota fiscal de retorno de conserto?
- Como fazer emissão de notas fiscais de remessa e retorno?
O que é uma nota fiscal de remessa?
A nota fiscal de remessa é um documento que deve ser emitido e acompanhar os produtos que saem da sua empresa em uma série de ocasiões. Por isso, também é chamada de nota de transporte. Todas as situações que exigem esse documento são aquelas em que ainda não ocorreu a venda.
Como emitir nota fiscal eletrônica simples remessa?
Basta selecionar a natureza de operação correta na hora de gerar uma nota fiscal, que neste caso, é a de simples remessa. Os impostos serão calculados de forma automática, poupando seu tempo.
Quando posso emitir Nota Fiscal de serviço de Transporte?
A Nota Fiscal de Serviço de Transporte será emitida antes do inicio da prestação do serviço. É obrigatória a emissão de uma Nota Fiscal, por veículo, para cada viagem contratada.
Quando emitir a nota fiscal de remessa?
- Confira este infográfico que mostra um resumo de quando emitir a nota fiscal de remessa: Uma das grandes vantagens de emitir a nota fiscal de remessa é que, geralmente, ela fica isenta de impostos. Isso ocorre porque, nesse primeiro transporte, ainda não há venda.
Qual a natureza da nota fiscal de remessa para armazém?
- Há a suspensão de impostos. Nota fiscal de remessa para armazém: deve conter a natureza da operação (Outras Saídas – Remessa para armazém geral), CFOP correspondente a 5.905, CST do IPI (55 – Suspensão), código de enquadramento legal do IPI: 101, valor das mercadorias, a indicação de não incidência de ICMS e suspensão do IPI.
Qual a nota fiscal de retorno de conserto?
- Nota fiscal de retorno de conserto: só há incidência de impostos no caso de aplicação de novas peças no conserto. Deverá conter a natureza da operação, CFOP (5.916 para operações internas e 6.916 para interestaduais) e CST-ICMS (igual à de remessa para conserto).
Como fazer emissão de notas fiscais de remessa e retorno?
- E fazer a emissão de notas fiscais de remessa e retorno pode ser uma tarefa difícil nas primeiras vezes para aqueles que não são especializados no assunto. A consulta ao contador é sempre importante e recomendada.