Como Nicolau Maquiavel atribui seu entendimento sobre o termo Estado?
Índice
- Como Nicolau Maquiavel atribui seu entendimento sobre o termo Estado?
- Qual é a concepção de Estado?
- Qual o sentido da expressão boas leis e boas armas na obra O Príncipe de Maquiavel?
- Por que Maquiavel estudou a história?
- Como é analisado o pensamento político de Maquiavel?
- Como entender o pensamento de Maquiavel?
- Quem é o Príncipe Maquiavel?
Como Nicolau Maquiavel atribui seu entendimento sobre o termo Estado?
A conclusão de Maquiavel (1976, p. 103) é decisiva: não deve o príncipe “[...] apartar-se do bem, podendo, mas saber entrar no mal, se necessário”. Sem dúvida, a razão de Estado é contemplada, por Maquiavel, com um inquestionável teórico do que viria a configurar esse conceito.
Qual é a concepção de Estado?
Estado - refere-se ao conjunto de instituições de apoio que regulam e que têm soberania ao longo de um território definido e de uma população.
Qual o sentido da expressão boas leis e boas armas na obra O Príncipe de Maquiavel?
“Boas leis” é argumento recorrente de Maquiavel, como mecanismo que, ao lado das “boas armas”, proporciona a conservação dos Estados.
Por que Maquiavel estudou a história?
- O estudo da história, sobretudo a Antiguidade e a Roma Antiga conduziram Maquiavel à constatação de que os homens sempre agiram pela força e pela violência. Por isso o filósofo italiano pretende desenvolver uma teoria voltada para a ação levando em consideração essa natureza humana.
Como é analisado o pensamento político de Maquiavel?
- O pensamento político de Maquiavel precisa ser analisado dentro do contexto do final da Idade Média, onde o antropocentrismo estava sendo retomado como visão predominante (homem no centro de todas as coisas).
Como entender o pensamento de Maquiavel?
- Para entender o pensamento de Maquiavel é preciso compreender um pouco da sua vida e do contexto histórico onde ele viveu. É preciso considerar o envolvimento de Maquiavel com a vida pública e política, ocupando vários cargos, desde os 25 anos até sua morte, como Chanceler, Historiador Oficial da República e Secretário.
Quem é o Príncipe Maquiavel?
- Esse príncipe deveria possuir Virtù (ser nacionalista e não mercenário). Maquiavel então conduz a sua obra ( O Príncipe) visando o exercício do poder desse governante.