Quais as principais consequências da Guerra do Peloponeso e qual a sua relação com o domínio da Macedônia?
Índice
- Quais as principais consequências da Guerra do Peloponeso e qual a sua relação com o domínio da Macedônia?
- Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso?
- Quais foram os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?
- Quais foram os principais conflitos da Grécia antiga e suas consequências?
- O que foi a Guerra do Peloponeso e qual sua principal consequência para a cidade de Atenas?
- Quais foram as consequências das guerras médicas para as cidades gregas?
- O que se entende pelo suicídio das polis gregas?
- Qual o conceito de Estado na sociologia?
- Quem é a sociologia?
- Qual o papel do Estado na sociedade atual?
- Quais são as contribuições dos dois clássicos da sociologia?
Quais as principais consequências da Guerra do Peloponeso e qual a sua relação com o domínio da Macedônia?
A Guerra do Peloponeso durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta. As consequências da guerra foram o fim do domínio ateniense, o curto domínio espartano, e a invasão dos macedônicos.
Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso?
A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.
Quais foram os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?
O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.
Quais foram os principais conflitos da Grécia antiga e suas consequências?
As principais guerras travadas pelas cidades-estado gregas foram contra o vasto Império Persa, que dominava grande parte do Oriente Médio e da Anatólia, onde haviam colônias gregas. Essas guerras também ficaram conhecidas como Guerras Médicas pelo fato de os persas serem conhecidos também como medos.
O que foi a Guerra do Peloponeso e qual sua principal consequência para a cidade de Atenas?
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 4 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.
Quais foram as consequências das guerras médicas para as cidades gregas?
Principais consequências: - Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.
O que se entende pelo suicídio das polis gregas?
As cidades-estado sairam completamente enfraquecidas da guerra, o que permitiu fossem tomadas pelos inimigos, o que ocasionou o seu suicidio político e econômico.
Qual o conceito de Estado na sociologia?
- Conceito de estado na visão da sociologia. Estado é um importante conceito tanto para Ciência Política, quanto para sociologia e cujo seu principal objetivo é garantir a coerção social por meio de seus mecanismos. Nesta postagem entenderemos brevemente o conceito básico de Estado, os tipos fundamentais e principais características, bem como, ...
Quem é a sociologia?
- A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos.. A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
Qual o papel do Estado na sociedade atual?
- O Estado exerce um papel muito importante na nossa sociedade atual, por isso, esse é um módulo bastante detalhado e cheio de informações. Você vai ver os conceitos básicos, quais são os tipos de governo, democracia, como os Estados nacionais foram formados e como funciona a tripartição dos poderes.
Quais são as contribuições dos dois clássicos da sociologia?
- Vejamos uma síntese das contribuições de cada um dos dois clássicos da Sociologia, assim como a interpretação de Max Weber: