O que é o CST da nota fiscal?
Índice

O que é o CST da nota fiscal?
CST(Código de Situação Tributária)é uma tabela cuja finalidade é identificar qual a procedência da mercadoria (de onde veio, se do Brasil ou do exterior) e como a mesma será tributada (se o imposto é calculado normalmente, tem alguma redução ou é isento).
O que é CST 102 na nota fiscal?
102 Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito - Classificam-se neste código as operações que não permitem a indicação da alíquota do ICMS devido pelo Simples Nacional e do valor do crédito, e não estejam abrangidas nas hipóteses dos códigos 103, 203, 300, 400, 5.
Qual é a obrigação fiscal do CEST?
- O CEST é uma obrigação fiscal de empresas que vendem produtos sujeitos à substituição tributária. Descubra se é o seu caso. O CEST é mais uma obrigação acessória que as empresas devem cumprir para se manter em dia com o Fisco.
Por que o CST deve ser utilizado por empresas que optam pelo regime normal de tributação?
- O CST deve ser utilizado por empresas que optam pelo Regime Normal de Tributação. Por outro lado, o CSOSN é utilizado apenas pelas empresas que optam pelo Regime Simples Nacional. Os dígitos e códigos são bastante diferentes, por isso é fundamental saber qual deles sua empresa deve usar, para não ter problemas no preenchimento da NF-e, por exemplo.
Qual o papel do CST no controle das mercadorias?
- O CST tem um papel fundamental no controle das mercadorias comercializadas. É por meio do Código de Situação Tributária que o Governo e a União podem conhecer a origem do produto, fiscalizá-lo, fazer a conferência e determinar de que forma será realizada a arrecadação do ICMS.
Qual a nota fiscal para prestação de serviço de transporte?
- 7.358 – Prestação de serviço de transporte. Imagine que você recebeu uma nota fiscal com o CFOP 5.117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura). Nesse caso, você terá que registrar essa nota com o código 1.117 (Compra para comercialização originada de encomenda para recebimento futuro).