adplus-dvertising

O que significa nevo melanocítico intradérmico?

Índice

O que significa nevo melanocítico intradérmico?

O que significa nevo melanocítico intradérmico?

Nevo melanocítico é um tumor benigno composto por células pigmentares da pele (melanócitos). São conhecidos popularmente como sinais ou pintas. O termo intradérmico se refere à localização da lesão na pele (derme).

Onde ocorre o nevo Melanocitico?

Nevos melanocíticos congênitos podem surgir em qualquer parte da corpo, incluindo face, genitais, palmas das mãos, plantas dos pés e couro cabeludo. NMC podem surgir na esclera (parte branca do olho). Neste caso, eles não podem ser removidos. Porém, não há outras implicações a não ser o efeito anti-estético.

O que é um nevo melanocítico juncional?

A palavra “melanocítico” significa que esta pinta possui o pigmento melanina na sua composição. Este nevo pode ser juncional ou composto, dependendo das camadas da pele em que a pinta está localizada. Este é um resultado com que frequentemente nos deparamos quando é feita a biópsia de uma pinta suspeita de melanoma.

O que causa o nevo?

Os nevos são pequenos tumores cutâneos, geralmente escuros, que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). A maioria das pessoas tem alguns nevos, mas a tendência de desenvolver nevos atípicos é, às vezes, hereditária.

Qual a indicação do tratamento para o melanoma?

  • Tratamento. A indicação base, mesmo se não for um melanoma, é que os pacientes utilizem filtro solar todos os dias no corpo e rosto. Essa é uma forma de prevenir a evolução do quadro para um problema mais sério. Em geral, os nevos melanocítos não precisam de um tratamento, exceto por sua remoção se o médico julgar necessário.

Qual é a despigmentação do nevo?

  • Esta despigmentação é uma reação do organismo contra as células do nevo, que acabam atingindo também as células melanocíticas que o rodeiam, o que causa o halo despigmentado. Este processo pode levar ao desaparecimento total do nevo pigmentado e consequente repigmentação da pele.

Como é um melanoma maligno?

  • O melanoma maligno é um tumor canceroso nos melanócitos (células de pigmento ). Em um primeiro momento um melanoma pode parecer como um sinal inofensivo, mas com o tempo, a estrutura torna-se mais desordenada e tende a aumentar, podendo se tornar até mesmo ulcerado.

Quais são os sinais de melanoma?

  • Os nevos atípicos surgem com mais frequência na pele exposta ao sol, mas podem ocorrer em áreas cobertas (como nádegas, seios ou couro cabeludo). Pessoas com histórico familiar de melanoma devem fazer um exame de pele com um dermatologista (médico especializado em distúrbios da pele) e saber quais são os sinais de melanoma.

Postagens relacionadas: