O que é histeria traumática?
Índice
- O que é histeria traumática?
- O que são neuroses de transferência?
- O que é neuroses guerra?
- Como Freud define histeria?
- Como Freud defini a histeria?
- O que é o shell shock?
- O que foi Shell Shock?
- Qual a causa da neurose?
- Quais são as neuroses psicanalíticas?
- Qual a relação entre as neuroses atuais e a psiconeurose?
- Qual o significado da palavra trauma?

O que é histeria traumática?
Em 1895, em Estudos sobre a Histeria, em coautoria com Breuer, Freud sugeriu que a “histeria traumática” seria causada por eventos traumáticos vividos precocemente, exercendo uma ação remota na vida do indivíduo, formulando a famosa fra- se: “o histérico sofre de reminiscências”24.
O que são neuroses de transferência?
A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.
O que é neuroses guerra?
Ainda no texto de 1919, Freud define as neuroses de guerra como neuroses traumáticas "que se distinguem das neuroses comuns por características particulares" (Ibid., p. 261). Segundo ele, as neuroses de guerra são neuroses traumáticas desencadeadas por um acontecimento traumático ou provocadas por um conflito no eu.
Como Freud define histeria?
Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.
Como Freud defini a histeria?
Freud mostrou que a origem da histeria encontra-se na repressão sexual. ... De acordo com a psicanálise, a organização histérica, entendida como um modo de funcionamento psíquico, caracteriza-se por uma busca permanente, incansável e inconsciente de uma pessoa em ser o objeto do desejo de outra.
O que é o shell shock?
A neurose de guerra era conhecida entre os soldados como “shell shock” — ou choque causado pela chuva de cartuchos, projéteis e cápsulas que caia sobre eles e acabava por destruir seu espírito.
O que foi Shell Shock?
Shellshock também conhecido como Bashdoor (CVE- e CVE-), é uma falha de segurança no Bash shell em sistemas Unix-like, que foi divulgada em 24 de setembro de 2014. ... Isso pode permitir que um invasor obtenha acesso não autorizado a um sistema de computador.
Qual a causa da neurose?
- Após Charcot, a causa da Neurose, explicada até então por fatores orgânicos e fisiológicos, é mostrada através da história de vida do paciente, sendo as circunstâncias motivos coadjuvantes no desencadeamento da histeria.
Quais são as neuroses psicanalíticas?
- Além dessas, existem outras neuroses identificadas pelas teorias psicanalíticas. Como visto, existem diversos tipos de neurose, cada uma possuindo seus sintomas e particularidades. Como visto, a neurose é mais um dos transtornos psíquicos estudados pela psicanalise.
Qual a relação entre as neuroses atuais e a psiconeurose?
- Além disso, pode-se ver que as neuroses atuais e as psiconeuroses, clinicamente aparecem simultaneamente mescladas. Sendo assim, a ligação entre essas duas neuroses está configurada a partir do que Freud chamou de libido. Para Freud, a neurose atual está contida na psiconeurose, como se fosse o seu núcleo.
Qual o significado da palavra trauma?
- “Trauma, acontecimento da vida do sujeito que se define pela sua intensidade em que se encontra o sujeito de reagir a ele de forma adequada, pelo transtorno e pelos efeitos patogênicos duradouros que provoca na organização psíquica.