O que é obrigatório em uma receita?
Índice
- O que é obrigatório em uma receita?
- Precisa do carimbo médico?
- O que fazer quando se perde um carimbo médico?
- Quais cuidados o médico deve ter ao utilizar o carimbo?
- O que deve ter no carimbo do engenheiro?
- Como usar o carimbo para prescrição de medicamentos?
- Qual a necessidade do carimbo?
- Como é obrigatório o carimbo?
- Como fazer um carimbo?

O que é obrigatório em uma receita?
As normas exigidas são que a assinatura com identificação objetiva do profissional e o seu respectivo CRM estejam evidentes nas receitas. Por isso, identifique na prescrição: Nome e assinatura; Número do CRM e o estado (exemplo: – MG);
Precisa do carimbo médico?
Segundo a legislação, o carimbo não é obrigatório, desde que o médico ou outro profissional da saúde prescritor, descreva manualmente e de forma legível seu nome completo e o número do CRM. Dessa forma, para que o documento tenha validade, basta a assinatura.
O que fazer quando se perde um carimbo médico?
Caso o extravio não tenha sido motivado por roubo (o carimbo é subtraído por meio de ameaça grave ou violência), é possível fazer a notificação e conseguir o boletim de ocorrência através do site da Polícia Civil (caso este serviço esteja disponível no seu Estado).
Quais cuidados o médico deve ter ao utilizar o carimbo?
Deve sempre estar tudo bem legível e se a tinta estiver acabando, doutor(a) corra para trocar e não incorrer em infrações. O carimbo também não deve conter frases religiosas ou de qualquer tipo, ou ainda conter informações pessoais do médico, como a instituição de formação.
O que deve ter no carimbo do engenheiro?
Engenheiros Os engenheiros podem utilizar o carimbo em documentações e relatórios para colocar o seu número de registro no CREA e evitar problemas na regularização. Por isso, no carimbo do engenheiro pode ter o nome do profissional, a formação, e o número de registro.
Como usar o carimbo para prescrição de medicamentos?
- O uso obrigatório do carimbo é necessário apenas para o recebimento do talonário para prescrição de medicamentos e substâncias das listas A1 e A2 (entorpecentes) e A3 (psicotrópicos). No caso das prescrições eletrônicas, os profissionais de saúde devem usar o certificado digital pelo ICP Brasil, assinar digitalmente e enviar ao seu paciente.
Qual a necessidade do carimbo?
- Essa resolução originalmente cita a necessidade do carimbo, entretanto, uma nota técnica alterou as exigências da norma com o entendimento de que não é necessário constar, obrigatoriamente, o endereço completo e telefone da instituição, uma vez que nem sempre o prescritor está vinculado a uma instituição.
Como é obrigatório o carimbo?
- De acordo com a legislação, o carimbo não é obrigatório, desde que o médico, ou outro profissional da saúde prescritor, descreva manualmente e de forma legível seu nome completo e o número do registro de seu respectivo Conselho profissional.
Como fazer um carimbo?
- Agora se liga nos materiais que vamos precisar para confeccionar um carimbo como esse da figura: Primeiro use o molde para fazer as marcações no EVA e em seguida recorte com a tesoura ou estilete (se você achar que uma única folha de EVA fica muito fino, faça mais camadas).