adplus-dvertising

O que são as necessidades primárias?

Índice

O que são as necessidades primárias?

O que são as necessidades primárias?

Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização. Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.

Quais são as necessidades primárias?

  • As necessidades primárias fazem parte da categoria conhecida como “necessidades de déficit”. Isso significa que os sentimos quando nos falta algum elemento fundamental para nossa sobrevivência. Além disso, eles são os únicos cuja ausência pode nos causar problemas de saúde física ou até a morte.

Qual a diferença entre necessidades básicas e mais elevadas?

  • Maslow (1955) descreve uma diferença qualitativa entre as necessidades básicas e mais elevadas: as primeiras são necessidades defectivas, ou seja, baseadas na falta e devem, assim, ser saciadas para evitar um estado indesejável, enquanto as necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento.

Quais são as necessidades mais comuns às pessoas?

  • Murray desenvolveu uma longa lista de necessidades (ou motivos) - sobretudo psicogênicas - que ele supunha serem comuns a todas as pessoas. Para ele as pessoas se diferenciam na proporção em que para elas cada uma dessas necessidades é mais ou menos marcante. Eis alguns deles (em negrito as mais pesquisadas empiricamente) :

Qual a intensidade de uma necessidade?

  • A intensidade de uma necessidade determina a intensidade do comportamento a que ela está ligada: quanto mais intensa a necessidade, mais intensa a ação. Tal "intensidade" pode se expressar de diferentes formas: pelo vigor, entusiasmo, perseverança - ou mesmo a prioridade que se dá ao comportamento em detrimento de outros.

Postagens relacionadas: