Que tipo de microbiota podemos encontrar nas mãos?
Índice
- Que tipo de microbiota podemos encontrar nas mãos?
- O que é microbiota da pele?
- Quantas bactérias têm na mão?
- Quais doenças são transmitidas pelas mãos?
- Quais são as bactérias isoladas das mãos?
- Por que a lavagem das mãos reduz a contagem de microrganismos?
- Qual o meio de transmissão das microrganismos?
- Por que a microbiota residente é mais resistente à remoção?

Que tipo de microbiota podemos encontrar nas mãos?
A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória.
O que é microbiota da pele?
O microbiota da pele é o termo usado para descrever a coleção dos micro-organismos que vivem em nossa pele. Mais especificamente, refere os genomas de todos estes micróbios que incluem as bactérias, os fungos, os protozoa, os vírus, e a vida dos ácaros.
Quantas bactérias têm na mão?
Só na pele são 10 milhões de bactérias por centímetro quadrado (esse numero pode variar de acordo com a região do corpo). A mão de um homem adulto tem em torno de 150 centímetros quadrados. Então estamos falando de um número de bactérias equivalente a 15 seguido de oito zeros por mão.
Quais doenças são transmitidas pelas mãos?
“Sarampo, gripe, tuberculose, meningite e até poliomelite são alguns exemplos de doenças que além da transmissão convencional, podem ser transmitidas pelas mãos”, alerta.
Quais são as bactérias isoladas das mãos?
- Price, em seu clássico estudo sobre a quantificação da microbiota da pele, dividiu as bactérias isoladas das mãos em duas categorias: transitória e residente.
Por que a lavagem das mãos reduz a contagem de microrganismos?
- Considerando que a simples lavagem das mãos reduz temporariamente a contagem de microrganismos da flora residente e transitória, Blom e Lima (1999, p. 150) afirmam que:
Qual o meio de transmissão das microrganismos?
- As IRAS acometem cerca de 5% a 10% dos pacientes hospitalizados e o principal meio de transmissão é por meio das mãos contaminadas dos profissionais de saúde, (5) cujas mãos são fonte e veículo de transmissão de microrganismos entre os diversos pontos corporais de um mesmo paciente e entre pacientes.
Por que a microbiota residente é mais resistente à remoção?
- No entanto, alguns podem provocar infecções relacionadas à assistência à saúde. A microbiota residente, que está aderida às camadas mais profundas da pele é mais resistente à remoção apenas por água e sabonete.