adplus-dvertising

Qual o mecanismo da metaplasia?

Índice

Qual o mecanismo da metaplasia?

Qual o mecanismo da metaplasia?

Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular. Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse a um tipo celular mais apto a suportá-lo.

Quais são as causas da metaplasia?

Possíveis causas As causas da metaplasia intestinal ainda está sendo investigada, no entanto, esta condição provavelmente é causada por uma combinação entre hábitos de alimentares ricos em alimentos com sal e pobres de vitamina C, uso de cigarro e infecção pela bactéria H. pylori.

Qual a forma mais comum de metaplasia?

  • Por exemplo, uma forma comum de metaplasia, o epitélio pseudoestratificado colunar ciliar, com células caliciformes, do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso.

Por que a metaplasia é uma mudança indesejada?

  • Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada. Além disso, o mesmo estímulo, hostil, que gerou a metaplasia, se persistir, pode induzir a transformação neoplásica. Dessa forma, temos o carcinoma de células escamosas no trato respiratório e o adenocarcinoma no esôfago de Barrett.

Como ocorre a metaplasia do trato respiratório?

  • Embora a metaplasia leve ao surgimento de um epitélio mais apto ao ambiente hostil geralmente isto se dá às custas de perdas. No caso do trato respiratório, o epitélio substituto (metaplásico) é desprovido da capacidade de secreção de muco e da ação ciliar. Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada.

Qual o tratamento para a metaplasia intestinal?

  • O tratamento para metaplasia intestinal ainda não é bem definido, porém o médico gastroenterologista pode recomendar o uso de medicamentos para reduzir a acidez do suco gástrico e antibióticos para eliminar a infecção por H. pylori, como a amoxicilina, pois desta forma é possível diminuir as alterações celulares provocadas por esta condição.

Postagens relacionadas: