adplus-dvertising

Como começa a Elefantiase?

Índice

Como começa a Elefantiase?

Como começa a Elefantiase?

A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...

Quando deve ser feito o exame de microfilárias no sangue?

  • Normalmente, o médico pode solicitar exames de sangue, biópsia dos tecidos afetados, ultrassom ou sorologia por ELISA. Entenda: Para averiguar a presença de microfilárias no sangue, o exame deve ser realizado entre às 23h e 01h, devido ao comportamento ativo que elas possuem no período noturno.

Quais são os sintomas da filariose?

  • Os sintomas da filariose podem demorar até 12 meses para aparecer, isso porque a larva transmitida para as pessoas precisa se desenvolver até a sua forma adulta e, em seguida, iniciar a liberação de microfilárias.

Qual é a causa da filariose linfática?

  • A Wuchereria bancrofti, ou W. bancrofti, é o parasita responsável pela filariose linfática, popularmente conhecida como elefantíase, que é uma doença mais comum em regiões de clima quente e úmido, principalmente Norte e Nordeste do Brasil.

Como ocorre a transmissão da filariose?

  • A transmissão da filariose acontece exclusivamente através da picada do mosquito Culex quinquefasciatus infectado. Esse mosquito, ao fazer o repasto sanguíneo, ou seja, ao picar a pessoa para se alimentar de sangue, libera na corrente sanguínea da pessoa larvas do tipo L3, que corresponde à forma infectante do parasita Wuchereria bancrofti.

Postagens relacionadas: