O que é o estroma medular?
Índice
- O que é o estroma medular?
- Quais células compõem o estroma da medula?
- Qual o papel do estroma na hematopoiese?
- O que é hematopoiese e qual a importância da medula óssea?
- Quais são os compartimentos da medula óssea?
- Como as células do sistema imune derivam de Células-tronco existentes na medula óssea?
- Como acontece a Hematopoese?

O que é o estroma medular?
O estroma medular é o conjunto de células, vasos, nervos e fibras conjuntivas onde se aninham os precursores hematopoiéticos. O microambiente medular é constituído por dois grupos de CT distintas: Mesenquimais e hematopoiéticas.
Quais células compõem o estroma da medula?
A medula óssea contém um estroma complexo, consistindo de uma rede de tecido conjuntivo e uma variedade de tipos celulares, incluindo fibroblastos, macrófagos, adipócitos-like, células musculares lisas, células reticulares e endoteliais.
Qual o papel do estroma na hematopoiese?
Em outras palavras, as células estromais permitem a fixação das células pluripotentes, trazidas pela circulação periférica ao estroma medular e propiciam o contato íntimo entre essas células e os fatores de crescimento hemopoiéticos secretados pelas células do estroma que entram em contato com seus respectivos ...
O que é hematopoiese e qual a importância da medula óssea?
Hematopoiese é a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, que se produz principalmente na medula dos ossos. A célula tronco totipotente origina as células tronco comprometidas, e estas, proliferam ou se diferenciam e entram em maturação. O controle da hematopoiese envolve expressão de diversos genes.
Quais são os compartimentos da medula óssea?
A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas. O estroma é constituído de células e fibras reticulares (colágeno do tipo III), onde podem ser observadas a presença de macrófagos e adipócitos.
Como as células do sistema imune derivam de Células-tronco existentes na medula óssea?
Todas as células do sangue originam-se das células-tronco hematopoéticas pluripotentes (CTHP), ou stem cell, que passará a sofrer sucessivas mitoses e que participará de um processo de diferenciação para dar origem as duas principais linhagens: a mieloide e a linfoide.
Como acontece a Hematopoese?
Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas. Estes processos estão dependentes de diferentes genes existentes nas células.