Qual o melhor regime de tributação regressiva ou progressiva?
Índice
- Qual o melhor regime de tributação regressiva ou progressiva?
- O que é alíquota progressiva e regressiva?
- Qual regime de tributação escolher previdência privada?
- O que é uma tributação progressiva?
- Qual o regime de tributação progressivo ou regressivo?
- Como funciona a tributação progressiva?
- Qual a melhor tributação regressiva?
- Como a tributação progressiva é vantajosa?

Qual o melhor regime de tributação regressiva ou progressiva?
Já a tabela progressiva é a mais indicada para: beneficiários com renda mais alta, com diversas despesas dedutíveis e que declaram o IR pelo modelo completo; quem pretende resgatar o dinheiro em prazos menores, de até 4 anos, quando a alíquota de 27,5% é menor que a da regressiva, de 30%.
O que é alíquota progressiva e regressiva?
A tabela regressiva leva em consideração o tempo de permanência de cada contribuição no plano. Quanto maior for o prazo, menor será a alíquota. Dessa forma é indicada para quem pretende realizar contribuições e permanecer por um longo prazo.
Qual regime de tributação escolher previdência privada?
Quem investe em previdência privada pode escolher o regime tributário que será aplicado sobre sua reserva financeira no futuro, no momento do resgate ou aposentadoria. São duas as opções, o regime progressivo e o regressivo, e a escolha por um deles deve ser feita na adesão ao plano.
O que é uma tributação progressiva?
A tributação progressiva é uma maneira de cobrança de impostos em cima dos investimentos da previdência privada. Ele é basicamente um imposto que vai aumentando juntamente com o valor aplicado. A outra opção de tributação é a regressiva.
Qual o regime de tributação progressivo ou regressivo?
- Isso é fundamental para escolher, afinal, qual o regime de tributação: progressivo ou regressivo?
Como funciona a tributação progressiva?
- Porém, enquanto na progressiva o valor vai aumentando junto com o valor do desconto, na regressiva o valor de desconto abaixa conforme o tempo passa. A lógica de funcionamento da tributação progressiva é de que, quanto maior for o montante a ser resgatado, maior será a incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Qual a melhor tributação regressiva?
- Tributação Regressiva. Já a tributação regressiva considera o tempo que o participante levou para acumular seus recursos. Para quem pretende contribuir para um plano de benefícios por mais de dez anos, essa provavelmente será a melhor opção.
Como a tributação progressiva é vantajosa?
- Nesse caso, a tributação progressiva não pode ser paga todos os meses, somente no momento de resgatar o montante. Por outro lado, o imposto será descontado apenas em cima dos rendimentos e não em cima de todo o montante, como ocorre com o PGBL. A tributação progressiva é mais vantajosa para aplicações de curto e médio prazo.