adplus-dvertising

O que é mar territorial e zona econômica exclusiva?

Índice

O que é mar territorial e zona econômica exclusiva?

O que é mar territorial e zona econômica exclusiva?

A zona econômica exclusiva do Brasil (ZEE) corresponde a uma faixa territorial no Oceano Atlântico para além do litoral brasileiro e que pertence à soberania territorial do país. ... O mar territorial corresponde a uma faixa marítima de 12 milhas náuticas para além do limite continental do país.

O que compreende a zona econômica exclusiva e onde termina?

A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma distância de 200 milhas náuticas (cerca de 370 quilômetros) a partir da costa, que vai além das águas territoriais, distante 12 milhas ou 22 quilômetros da costa. Nesta faixa cada país costeiro tem prioridade para a utilização e proteção dos recursos naturais do mar.

Qual a diferença entre plataforma continental e zona económica exclusiva?

A ZEE compreende a coluna de água e o fundo do mar (solo e o subsolo das áreas submarinas). A Plataforma Continental compreende apenas a solo e subsolo (e não a coluna de água), em toda a extensão do prolongamento natural do seu território terrestre, até ao bordo exterior da margem continental. 7.

Qual a diferença entre Zona Económica Exclusiva e zona contígua?

Ou seja, a Zona Econômica Exclusiva compreende a faixa do mar territorial e a faixa da zona contígua, se estendendo, depois do final do mar territorial, por uma faixa de mar de 188 milhas marítimas.

Quem controla o território marítimo brasileiro?

O Brasil tem soberania marítima e aérea em uma faixa que corre junto ao litoral com largura de 22 km (12 milhas náuticas) O Brasil controla, oficialmente, um território marítimo de 3,6 milhões de km2– área maior do que as Regiões Nordeste, Sudeste e Sul juntas.

O que é o mar territorial de 200 milhas?

A ZEE é uma faixa de água que começa no limite exterior do mar territorial de um Estado costeiro e termina a uma distância de 200 milhas náuticas (370 quilômetros) do litoral (exceto se o limite exterior for mais próximo de outro Estado) na qual o Estado costeiro dispõe de direitos especiais sobre a exploração e uso de ...

Quais os principais recursos naturais presentes no mar territorial do Brasil?

O mar que foi via de descobrimento, de colonização e de invasões é, atualmente, fonte de importantes recursos naturais como o petróleo, gás natural, frutos do mar, entre outros além de uma arena da soberania nacional.

Qual o conceito de Zona Econômica Exclusiva?

  • O conceito de Zona Econômica Exclusiva foi introduzido na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) de 10 de dezembro de 1982 que também convencionou que os conceitos distintos de Mar Territorial e Plataforma Continental que são, com frequência, confundidos.

Qual a soberania da Zona Econômica Exclusiva?

  • Nessa área, a soberania exercida resume-se à exploração dos recursos naturais e minerais existentes, além da fiscalização e repressão de todos os veículos náuticos que nela trafeguem. Portanto, diferentemente dessas duas áreas, a zona econômica exclusiva possui uma maior extensão, porém com menos direitos no plano internacional.

Qual a faixa marítima do país?

  • O mar territorial corresponde a uma faixa marítima de 12 milhas náuticas para além do limite continental do país. A soberania sobre essa área é exercida praticamente da mesma forma que todo o espaço composto por terras emersas e dominado pelo país, com total controle sobre a faixa oceânica e o espaço aéreo a ela correspondente.

Postagens relacionadas: