Quais são os principais pontos a serem considerados na contabilização?
Índice
- Quais são os principais pontos a serem considerados na contabilização?
- O que é cpc27?
- O que é um tratamento contábil?
- O que deve ser realizada com observância aos princípios fundamentais de contabilidade?
- O que não é considerado custo para o CPC 27?
- O que é imobilizado CPC?
- Quais são os exemplos de ativo imobilizado?
- Por que deve ser revisado o Ativo Imobilizado?
- Quais são os custos do ativo imobilizado?
- Quais são os encargos do ativo imobilizado?

Quais são os principais pontos a serem considerados na contabilização?
Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos.
O que é cpc27?
O objetivo do Pronunciamento Contábil CPC 27 é o de prescrever o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento de uma entidade em seus ativos imobilizados, bem como as mutações nesse investimento.
O que é um tratamento contábil?
ATIVO IMOBILIZADO - TRATAMENTO CONTÁBIL - DEDUÇÃO COMO DESPESA. Como regra, o custo de aquisição de bens do ativo imobilizado não pode ser deduzido como despesa operacional, ou seja, o respectivo valor deve ser registrado em conta específica, como aplicação de capital.
O que deve ser realizada com observância aos princípios fundamentais de contabilidade?
A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC. Sua aplicação a situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
O que não é considerado custo para o CPC 27?
Exemplos que não são custos de um item do ativo imobilizado são: custos de abertura de nova instalação; os custos incorridos na introdução de novo produto ou serviço (incluindo propaganda e atividades promocionais);
O que é imobilizado CPC?
Para um bem ser enquadrado como imobilizado, ele precisa atender aos seguintes requisitos, conforme o CPC 27: Deve ser tangível; Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e. Deve ser utilizado por mais de um período.
Quais são os exemplos de ativo imobilizado?
- São exemplos de ativo imobilizado: imóveis, terrenos, edificações, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, ferramentas, entre outros.
Por que deve ser revisado o Ativo Imobilizado?
- Um terceiro item garante que o ativo imobilizado deve ser revisado periodicamente para verificar se o valor real é menor que o valor contábil a fim de contabilizar provisão para perdas.
Quais são os custos do ativo imobilizado?
- Esses custos incluem custos incorridos inicialmente para adquirir ou construir um item do ativo imobilizado e os custos incorridos posteriormente para renová-lo, substituir suas partes, ou dar manutenção ao mesmo. As peças de reposição e os equipamentos auxiliares são, segundo a norma, contabilizados no ativo circulante da entidade.
Quais são os encargos do ativo imobilizado?
- Os encargos provenientes de empréstimos e financiamentos para a construção/montagem do Ativo Imobilizado precisam ser capitalizados até o momento em que o bem estiver apto a operar plenamente.