Como é feito o tratamento de fototerapia?
Índice
- Como é feito o tratamento de fototerapia?
- Como funciona a fototerapia em RN?
- Quanto dias o RN fica na fototerapia?
- Qual o valor de uma sessão de fototerapia?
- Quais cuidados devo tomar com o aparelho de fototerapia?
- Quanto tempo dura o tratamento de fototerapia?
- Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia?
- Quais os tipos de fototerapia em RN?
- Quando o Recém-nascido precisa tomar banho de luz?
- Quanto tempo dura uma sessão de fototerapia?
- Por que a fototerapia pode causar câncer?
- Quais são as contraindicações da Fototerapia?
- Como a fototerapia pode aumentar o risco de câncer de pele?

Como é feito o tratamento de fototerapia?
A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.
Como funciona a fototerapia em RN?
O tratamento mais eficaz para icterícia é a fototerapia em recém-nascidos. Trata-se de um equipamento que emite uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz) capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.
Quanto dias o RN fica na fototerapia?
Quanto ao início da fototerapia, pode-se introduzi-la entre 12 e 24 horas de vida, independentemente do nível de bilirrubinemia, sendo denominada de forma profilática, precoce ou agressiva.
Qual o valor de uma sessão de fototerapia?
Diferente de outros tratamentos que costumam ter o preço elevado, a fototerapia é considerada um procedimento de baixo custo, o que torna acessível o tratamento mesmo para quem precisa de maior exposição à luz para melhor resolver o seu problema. Cada sessão varia de R$ 10 a R$ 50 dependendo do local ofertado.
Quais cuidados devo tomar com o aparelho de fototerapia?
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Quanto tempo dura o tratamento de fototerapia?
Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê.
Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia?
A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.
Quais os tipos de fototerapia em RN?
Fototerapia em recém-nascido O excesso da bilirrubina pode estar associada com condições do parto ou durante a gravidez, o tratamento sugerido é a fototerapia com luz azul ou branca, essa luz é colocada a 50 cm da pele do bebê, os olhos são isolados com uma venda específica para bebê.
Quando o Recém-nascido precisa tomar banho de luz?
A fototerapia é necessária quando o bebê apresenta icterícia que é sinalizada por um amarelado na pele, dos olhos e das mucosas do bebê. Os bebês prematuros têm maiores chances de ter icterícia e, por isso, necessitam normalmente de fototerapia mais do que os bebês nascidos a termo (nascidos no tempo certo).
Quanto tempo dura uma sessão de fototerapia?
A duração de cada sessão de fototerapia também é definida de acordo com cada caso, mas é, em geral, curta – pode durar alguns segundos ou, no máximo, alguns minutos. As sessões são realizadas de duas a três vezes por semana. O tratamento é indolor.
Por que a fototerapia pode causar câncer?
- A fototerapia é especialmente indicada para bebês que nascem com a cor muito amarelada porque evita que o excesso de bilirrubina se acumule no cérebro podendo causar graves alterações. Fototerapia pode causar câncer?
Quais são as contraindicações da Fototerapia?
- Indicações e contraindicações. A fototerapia é indicada para o tratamento de situações como: Hiperbilirrubinemia do recém-nascido; Linfoma cutâneo de células T;
Como a fototerapia pode aumentar o risco de câncer de pele?
- Apesar de não ser comum, a fototerapia pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele, como o melanoma, quando é utilizada por longos períodos, em pessoas suscetíveis, como aquelas que apresentam casos de melanoma na família.