Quem pode ser o administrador judicial?
Índice
- Quem pode ser o administrador judicial?
- Qual o papel do administrador judicial?
- Quando o administrador judicial recebe?
- Quem pode ser nomeado para administrador judicial quais os requisitos?
- Quais os efeitos da substituição do administrador judicial?
- Como é realizada a remuneração do administrador judicial?
- Quem não pode ser nomeado administrador judicial?
- Quem representa empresa em recuperação judicial?
- São causas para a substituição a inobservância pelo administrador judicial de prazo legal?
- Qual a função do administrador judicial?
- Como foi introduzida a figura do administrador judicial?
- Qual a competência do administrador judicial?
- Qual a remuneração do administrador judicial?

Quem pode ser o administrador judicial?
Nas hipóteses previstas na Lei Falimentar - Lei 11.101/2005, a administração judicial é exercida por profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada.
Qual o papel do administrador judicial?
O administrador judicial, nas ações de recuperação de empresas, tem como atribuição principal assessorar o juiz na condução gerencial e operacional do processo, atuando como principal elo de ligação entre a empresa devedora e seus credores.
Quando o administrador judicial recebe?
A remuneração do administrador também é determinada pelo juiz e paga pela empresa devedora. O administrador judicial é o primeiro a receber, antes de todos os credores, inclusive os trabalhistas.
Quem pode ser nomeado para administrador judicial quais os requisitos?
O administrador judicial será profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada. Por exemplo, uma empresa especializada em recuperação judicial e falência com um contador e um advogado seria a forma de melhor atuar.
Quais os efeitos da substituição do administrador judicial?
O administrador judicial substituído será remunerado proporcionalmente ao trabalho realizado, salvo se renunciar sem relevante razão ou for destituído de suas funções por desídia, culpa, dolo ou descumprimento das obrigações fixadas nesta Lei, hipóteses em que não terá direito à remuneração.
Como é realizada a remuneração do administrador judicial?
Vale dizer, o juiz fixará a remuneração do administrador judicial conforme os critérios estabelecidos pelo art. 24, caput, da lei, mas esse valor deverá ser limitado a 5% do valor do passivo (na recuperação judicial) ou do ativo realizado (na falência).
Quem não pode ser nomeado administrador judicial?
Não poderá integrar o Comitê ou exercer as funções de administrador judicial quem, nos últimos 5 (cinco) anos, no exercício do cargo de administrador judicial ou de membro do Comitê em falência ou recuperação judicial anterior, foi destituído, deixou de prestar contas dentro dos prazos legais ou teve a prestação de ...
Quem representa empresa em recuperação judicial?
Deferimento da recuperação judicial pelo juiz O juiz responsável nomeia o administrador judicial que será responsável pela empresa. Nesse momento ocorre a suspensão de processos contra a empresa durante 180 dias.
São causas para a substituição a inobservância pelo administrador judicial de prazo legal?
ao administrador judicial que não cumpriu a contento com suas obrigações ou tem interesses confli tantes com os da massa. ... São causas para a substituição a renúncia motivada, morte, incapacidade civil ou falência; são causas da destituição a inobservância de prazo legal ou o interesse conflitante com o da massa.
Qual a função do administrador judicial?
- Anteriormente denominado “síndico”, o administrador judicial possui função análoga a de um gestor comum, mas sua posição está mais próxima da investigação do que do gerenciamento do negócio. “O administrador judicial é fundamental em um processo de recuperação, na medida em que possui uma série de tarefas específicas ...
Como foi introduzida a figura do administrador judicial?
- INTRODUÇÃO Com o advento da Lei nº 11.101 /05 (LRJF) foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro a figura do administrador judicial, conhecido anteriormente pela antiga lei de falencias e concordatas (Decreto 7.661/45) como sindico da falência, e como comissário da concordata.
Qual a competência do administrador judicial?
- RESPONSABILIDADE DO ADMINISTRADOR JUDICIAL NA LEI FALIMENTAR. Nas hipóteses previstas na Lei Falimentar - Lei 11.101/2005, a administração judicial é exercida por profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada.
Qual a remuneração do administrador judicial?
- A remuneração do administrador também é determinada pelo juiz e paga pela empresa devedora. O administrador judicial é o primeiro a receber, antes de todos os credores, inclusive os trabalhistas.