Quando se indica a drenagem do derrame pleural?
Índice
- Quando se indica a drenagem do derrame pleural?
- Qual procedimento para derrame pleural?
- Como avaliar derrame pleural?
- Qual é o quadro clínico do derrame pleural?
- Como é feito o diagnóstico de derrame pleural?
- Como é o diagnóstico do derrame pleural?
- Como começar a drenagem pleural?
- Qual a quantidade mínima de líquido para o derrame pleural?
- Por que os derrames podem exigir tratamento?

Quando se indica a drenagem do derrame pleural?
As indicações de drenagem simples são: derrames pleurais com secreção purulenta espessa (empiema); bactérias ao Gram ou à cultura (o que é dificultado, pois, no momento da toracocentese, a maioria dos pacientes já está em uso de antibioticoterapia); alterações bioquímicas que mostrem invasão bacteriana (pH < 7,1, ...
Qual procedimento para derrame pleural?
A toracocentese, ou punção pleural, é um procedimento que pode ser realizado por qualquer profissional médico desde que conheça a técnica de acesso à cavidade pleural por punção com a finalidade diagnóstica ou terapêutica do derrame pleural pela remoção do acúmulo de líquido anormal ali presente.
Como avaliar derrame pleural?
A avaliação da existência de DP é realizada por meio de radiografia de tórax. Deve-se solicitar a realização desse exame em incidências posteroanterior e perfil. A radiografia em decúbito lateral do lado suspeito pode ser útil para determinar se o líquido pleural é livre.
Qual é o quadro clínico do derrame pleural?
Quadro clínico de derrame pleural O quadro clínico do paciente geralmente consiste em dor pleurítica, dispneia e tosse.
Como é feito o diagnóstico de derrame pleural?
Os derrames pleurais são acúmulos de líquido dentro do espaço pleural. Eles têm múltiplas causas e normalmente, são classificados como transudatos ou exsudatos. São detectados por exame físico ou radiografia de tórax; a toracocentese e a análise do líquido pleural costumam ser necessárias para determinar a causa.
Como é o diagnóstico do derrame pleural?
- O diagnóstico do derrame pleural tem como base o exame físico do paciente e os resultados dos exames de sangue, do líquido pleural, da radiografia de tórax e, se necessário, da toraconcentese acompanhada de biópsia.
Como começar a drenagem pleural?
- Dependendo do tipo, quantidade ou viscosidade do conteúdo, a técnica de drenagem ideal será decidida. Neste texto, será iniciada a drenagem pleural através do tubo torácico, além da toracocentese, explicada em publicações anteriores.
Qual a quantidade mínima de líquido para o derrame pleural?
- Para ser detectado pela radiografia simples, o derrame pleural deve ter pelo menos 75 ml de líquido. Quando há dúvidas, uma opção é fazer outra radiografia com o paciente deitado de lado, fazendo com que o líquido escorra ao longo das costelas. Esta técnica permite diagnosticar derrames menores que 50 ml.
Por que os derrames podem exigir tratamento?
- Pequenos derrames pleurais podem não exigir tratamento, embora o quadro clínico subjacente precise ser tratado. É comum serem administrados analgésicos até que o líquido seja drenado naturalmente ou através de procedimentos de drenagem.