Quem fica com o dinheiro do ICMS?

Quem fica com o dinheiro do ICMS?
Em 2018, 80% do valor do ICMS deve ser destinado ao estado de destino do produto, enquanto os 20% restantes ficam com o UF de origem. A partir de 2019 é que o valor do imposto será recolhido integralmente ao local onde a mercadoria foi comprada.
Como é a divisão do ICMS?
Constitucionalmente, os municípios têm direito a 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado, e deste, três quartos (¾), no mínimo, devem ser distribuídos na proporção do Valor Adicionado pelas operações e prestações realizadas em seus territórios, e um quarto (¼), no máximo, de acordo com o que dispuser a Lei Estadual ...
Como é feito o repasse do ICMS?
O governo estadual recolhe esse imposto e repassa 25 % aos municípios, dividindo as fatias desse 'bolo tributário' segundo alguns critérios estabelecidos em legislação específica (Lei Estadual 8.510/93). ... A distribuição é feita com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM).
Por que a cobrança do ICMS é dividida entre Estados?
- Isso porque quando um produto circulava entre uma dessas regiões, a cobrança do ICMS era dividida entre os dois estados, o de entrada e saída. Por exemplo, considerando a alíquota interna de 17% e uma empresa localizada no Ceará que vende para um consumidor do Espírito Santo.
Como calcular o ICMS?
- Mas o funcionamento dele é relativamente simples. No momento que a venda é feita, o fator gerador desse tributo é concretizado. Logo, a empresa que vendeu essa mercadoria terá que pagar o valor. Contudo, para a empresa que comprou, ele se torna um direito, podendo ser creditado. Como calcular o ICMS?
Como o ICMS funciona?
- Apesar desse imposto ser um dos mais importantes para empresas que atuam com venda e entrega de mercadorias em diferentes estados, muita gente não sabe como ele funciona. Inclusive, vários empreendedores não entendem a tabela ICMS, que é muito importante para o cálculo do tributo.
Como saber quanto deve pagar de ICMS?
- Ou seja, para mercadorias que tem origem e destino dentro da mesma unidade federal. Para saber quanto você deve pagar de ICMS é bem simples. Basta multiplicar o valor da mercadoria, pela alíquota do imposto, e depois dividir o resultado por 100. Para facilitar a compreensão vamos dar um exemplo prático.