adplus-dvertising

Qual a linha de pensamento usado pelo Padre Antônio Vieira?

Índice

Qual a linha de pensamento usado pelo Padre Antônio Vieira?

Qual a linha de pensamento usado pelo Padre Antônio Vieira?

Vieira pode ser considerado um expoente da prosa do movimento barroco em língua portuguesa. Seus sermões são escritos de maneira imagética, lançando mão de metáforas, sinonímias, hipérboles, apóstrofes e jogos de linguagem.

Quem foi Padre Antônio Vieira no barroco?

Padre Antônio Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português, a principal expressão do Barroco Literário da língua portuguesa. Escreveu cerca de 200 sermões, nos quais revela conhecimento político, social e religioso.

O que são os sermões de Padre Antônio Vieira é como se estruturam?

Os Sermões, de Padre Antônio Vieira, são textos em prosa que representam o período barroco na literatura brasileira, sendo que em sua maioria, eles se apresentam por meio de assuntos polêmicos, ao tecer críticas pontuais a diversos aspectos que o Padre Antônio Vieira acreditava estarem errados naquela época que precede ...

Qual é o principal Sermão de Padre Antônio Vieira?

Sermão da Sexagésima O Sermão da Sexagésima é um dos mais conhecidos “Sermões” do escritor e orador barroco Padre Antônio Vieira. A obra foi escrita em prosa no ano de 1655 e sua temática está pautada na religiosidade. O Sermão da Sexagésima foi proferido na Capela Real de Lisboa, em 1655.

Qual o apelido dado ao padre António Vieira por que recebe tal apelido?

Era por eles chamado "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi). António Vieira defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (aqueles cujas famílias eram católicas há gerações), e a abolição da escravatura.

Qual foi a punição do Padre António Vieira?

Antônio Vieira não concordava com a maneira como os convertidos eram tratados pela Igreja e mostrou-se como advogado dos cristãos novos contrariando, desse modo, seus superiores. Como punição, Vieira foi posto a ferros por dois anos e ficou proibido de pregar em Portugal.

Qual a importância do Padre António Vieira no contexto literário do barroco?

Foi responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. Escreveu em estilo conceptista, cerca de 200 sermões dos quais se destacam: Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda (1640) Sermão dos Bons Anos (1642)

O que é um Sermão no barroco?

Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.

Quais os objetivos dos sermões de Padre Antônio Vieira?

Resposta: Seu objetivo era defender os Índios e os escravos negros. E a luta contra a corrupção em Portugal e no Brasil.

Qual é o tema central do Sermão da Sexagésima?

O tema do Sermão da Sexagésima é a ―Parábola do semeador‖, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei. Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.

Quais são os sermões do Padre Antônio Vieira?

  • Os sermões do Padre Antônio Vieira fazem parte do Barroco e apresentam características como: culto ao contraste, rebuscamento da linguagem, além do uso de antíteses e paradoxos. Além de sermões, Vieira também escreveu cartas, textos proféticos, poesia e teatro.

Quais foram os escritos do Padre Antônio Vieira?

  • Padre Antônio Vieira viveu de 16, tendo escrito cerca de mais de 200 sermões diferentes, onde se destacam três muitos famosos, os quais veremos a seguir, e também diversos tipos cartas de manifestos (aproximadamente 500) e até mesmo profecias. Confira! “Pelo que fizeram se hão de condenar muitos. Pelo que não fizeram, todos”.

Quais são os três sermões de Vieira?

  • Nesses três sermões, Vieira adverte os fiéis sobre a questão da fugacidade da vida e da irreversibilidade da morte, mas utiliza a ideia canônica de que viver em Cristo é estar morto para o mundo, de modo a criar um jogo retórico de singular engenhosidade, o qual surpreende o leitor ou o ouvinte a cada sentença.

Postagens relacionadas: