O que acontece quando uma pessoa nasce sem a enzima que degrada a lactose e quais os dois tipos de diagnósticos feitos?
Índice
- O que acontece quando uma pessoa nasce sem a enzima que degrada a lactose e quais os dois tipos de diagnósticos feitos?
- Quais são as causas da intolerância à lactose?
- Qual a origem da intolerância à lactose?
- Qual é a função da lactose?
- Qual a função da lactose no trato gastrointestinal?
- Por que as pessoas intolerantes não produzem enzima que quebra a lactose?

O que acontece quando uma pessoa nasce sem a enzima que degrada a lactose e quais os dois tipos de diagnósticos feitos?
Com a deficiência ou ausência dessa enzima, a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias e produzindo acido láctico e gases. Além disso, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.
Quais são as causas da intolerância à lactose?
O que causa a intolerância à lactose Os sintomas decorrem da incapacidade total ou parcial do organismo de produzir a lactase, uma enzima que quebra a lactose, o açúcar dos produtos lácteos. Com isso, o composto se acumula no intestino e é fermentado pelas bactérias que vivem ali, provocando mal-estar.
Qual a origem da intolerância à lactose?
- A intolerância à lactose é um quadro no qual a pessoa não produz uma enzima denominada lactase, sua produção é insuficiente ou seu funcionamento está inadequado. A lactase é responsável pela quebra da lactose em galactose e glucose: duas moléculas menores e facilmente absorvidas pelo organismo.
Qual é a função da lactose?
- Também é conhecida como o açúcar do leite, pois proporciona a ele um sabor levemente adocicado. "É a junção de uma molécula de glicose e outra de galactose", ressalta a nutricionista Thayana Albuquerque. A função da lactose é fornecer energia e favorecer a absorção do cálcio no organismo.
Qual a função da lactose no trato gastrointestinal?
- No trato gastrointestinal habitam bactérias, vírus e fungos - o que também é conhecido como microbiota intestinal -, que trabalham para controlar a proliferação de bactérias ruins para a saúde. Dessa forma, o consumo de lactose é favorável para aumentar a resistência às infecções intestinais.
Por que as pessoas intolerantes não produzem enzima que quebra a lactose?
- “Pessoas que são intolerantes possuem deficiência ou não produzem a enzima que vai ajudar a quebrar a lactose, mas isso não as impede de consumir algo que tenha leite ou derivados.