Quantas horas tem que ficar em jejum para fazer exame de sangue?
Índice
- Quantas horas tem que ficar em jejum para fazer exame de sangue?
- Tem que ficar em jejum para fazer exame de sangue?
- Será que o jejum é obrigatório para qualquer exame de sangue?
- Por que o jejum é necessário?
- Posso coletar todos os exames de jejum?
- Por que o jejum é necessário para os exames de colesterol?

Quantas horas tem que ficar em jejum para fazer exame de sangue?
Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.
Tem que ficar em jejum para fazer exame de sangue?
O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados de alguns exames, especialmente quando é necessário avaliar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como colesterol ou açúcar, ...
Será que o jejum é obrigatório para qualquer exame de sangue?
- Muita gente pensa que o jejum é obrigatório antes de fazer qualquer exame de sangue, mas isso não é verdade. Alguns exames não precisam de jejum, mas para os exames que necessitam que o paciente fique sem comer o tempo recomendado deve ser respeitado para o correto diagnóstico.
Por que o jejum é necessário?
- Mas o jejum é necessário por vários motivos. “O jejum antes de fazer o exame é importante para não alterar os resultados. Caso a pessoa coma, pode atrapalhar a conduta do médico. Por exemplo, se um paciente está com suspeita de diabetes e beber um suco com açúcar, pode comprometer os resultados.
Posso coletar todos os exames de jejum?
- Você pode coletar todos no mesmo dia e o jejum deve ser feito conforme a necessidade do exame que exigir mais tempo de jejum. Posso tomar meus remédios antes de fazer a coleta de exames que precisam de jejum?
Por que o jejum é necessário para os exames de colesterol?
- O Delboni, o Lavoisier e a Alta Excelência Diagnóstica, marcas da empresa Dasa, e o HCor não exigem mais o jejum para os exames de colesterol e de triglicérides desde o início de 2017. De acordo com os laboratórios, o jejum é necessário apenas quando indicado pelo médico.