O que a macrossomia fetal acarreta aos fetos?
Índice
- O que a macrossomia fetal acarreta aos fetos?
- O que pode causar macrossomia?
- Quando ocorre a macrossomia fetal?
- O que significa feto grande para idade gestacional?
- Quais as principais complicações em um recém-nascido com macrossomia fetal?
- Como identificar macrossomia fetal?
- Quando o bebê nasce muito grande?
- Quais os fatores de risco para um bebê macrossômico?
- Qual a curva de crescimento do feto durante a gestação?
- Qual o risco do aumento da glicemia após o parto?

O que a macrossomia fetal acarreta aos fetos?
A macrossomia pode causar um parto difícil e aumentar os riscos de parto cesáreo (cesárea) e lesões no bebê durante o parto. Bebês nascidos com macrossomia também são mais propensos a ter problemas de saúde como obesidade e diabetes mais tarde na vida.
O que pode causar macrossomia?
Macrossomia é o peso ao nascer > 4.000 g em um lactente a termo. A causa predominante é o diabetes materno. As complicações incluem trauma de parto, hipoglicemia, hiperviscosidade e hiperbilirrubinemia.
Quando ocorre a macrossomia fetal?
Macrossomia fetal é termo utilizado para definir recém-nascido com peso igual ou superior a 4.000 g independente da idade gestacional.
O que significa feto grande para idade gestacional?
O recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (acima do 90º percentil) é considerado grande para a idade gestacional.
Quais as principais complicações em um recém-nascido com macrossomia fetal?
Fetos macrossômicos apresentam maior risco de morte intrauterina, distocia de ombro, fratura umeral e clavicular, paralisia facial e do plexo braquial, asfixia, aspiração de mecônio, hipoglicemia e hiperbilirrubinemia neonatal, cardiomiopatia hipertrófica e uso da unidade de terapia intensiva por tempo prolongado8-12.
Como identificar macrossomia fetal?
Múltiplas são as definições de macrossomia fetal. O peso ao nascimento igual ou superior a 4.000 g3,4 independente da idade gestacional é a definição clássica, apesar de alguns estudos considerarem apenas o peso superior a 4.000 g5 ou ainda o peso igual ou superior a 4.500 g2.
Quando o bebê nasce muito grande?
Peres explica que a causa mais comum para o nascimento de bebês macrossômicos é a diabetes mal tratada pela mãe. “Pode acontecer por algumas síndromes ou por genética de pais grandes, estruturalmente, mas a chegada de um super-bebê está relacionados com pré-natais mal feitos”, garante.
Quais os fatores de risco para um bebê macrossômico?
- Existem alguns fatores de risco, a gestante pode ter mais do que um e isso faz com que as chances de um bebê macrossômico quase dobre, isso de acordo com estudos mais recentes.
Qual a curva de crescimento do feto durante a gestação?
- Ao longo da gestação, o médico ginecologista prevê uma curva de crescimento média do peso e altura do feto. Quando esses parâmetros são superados, considera-se que há risco de macrossomia. Em geral, fetos com mais de 4,5 kg são considerados como tendo potencial patológico para esta condição.
Qual o risco do aumento da glicemia após o parto?
- Os fatores de risco incluem : idade, obesidade e história familiar de diabetes. É uma intolerância aos carboidratos, com início ou diagnosticada na gestação, esse aumento da glicemia pode ou não permanecer após o parto.