Como pega fungo no pulmão?

Como pega fungo no pulmão?
A infecção pulmonar pode ser causada por fungos, vírus e bactérias que podem entrar no organismo por meio da inalação de gotículas respiratórias que são liberadas durante a tosse, espirro ou fala de pessoas que estão infectadas por esses microrganismos.
O que é pneumonia por fungos?
Pneumonia fúngica É uma doença causada por fungos. Apesar de ser o tipo de pneumonia mais raro, tem o potencial de ser bastante agressivo. Ocorre com mais frequência em pessoas imunodeprimidas ou com doenças crônicas, como é o caso de pacientes oncológicos ou infectados pelo vírus do HIV.
Por que os fungos causam sintomas?
- Os fungos não causam sintomas em todas as pessoas que os aspiraram. Na realidade, muitas ficam a saber que estiveram expostas a fungos só depois de um teste cutâneo. Outras podem ter tosse, febre, dores musculares e dores torácicas. A infecção pode causar pneumonia aguda ou crónica e neste caso os sintomas persistem durante meses.
Por que o fungo pode provocar pneumonia?
- Uma vez aspirado, o fungo pode causar sintomas ou então provocar uma pneumonia aguda ou crónica. Em alguns casos, a infecção estende-se para além do aparelho respiratório, habitualmente à pele, aos ossos, às articulações e às membranas que envolvem o cérebro (meninges).
Qual é o diagnóstico do fungo?
- De um modo geral, o diagnóstico assenta na identificação do fungo presente numa amostra de expectoração ou na análise de sangue que identifica determinados anticorpos. No entanto, a análise ao sangue demonstra simplesmente a exposição ao fungo, mas não confirma que ele seja o causador da doença.
Qual a causa da infecção do pulmão?
- As infecções do pulmão acontecem com mais frequência devido a bactérias, como Streptococcus pneumoniae e Bordetella pertussis, e alguns tipos de vírus, sendo importante identificar a causa para que seja feito o tratamento adequado. Existem 3 tipos principais de infecção no pulmão, que podem ter causas diferentes: