O que significa lesão na costela?
Índice
- O que significa lesão na costela?
- O que acontece se quebrar a costela?
- Qual o repouso para costela quebrada?
- Como saber se a costela quebrada perfurou algum órgão?
- Pode caminhar com a costela quebrada?
- Por que a dor nas costelas pode ser uma fratura?
- Quando é necessária a cirurgia de fratura de costela?
- Como evitar fraturas de costela?
- Quais os sintomas da fratura na costela intermediária?

O que significa lesão na costela?
Uma fratura de costela é uma rachadura ou quebra dos ossos que envolvem o tórax. As fraturas das costelas causam dor intensa, principalmente quando a pessoa respira profundamente. Geralmente é tirada uma radiografia do tórax.
O que acontece se quebrar a costela?
A fratura das costelas pode provocar intensa dor, dificuldades na respiração e lesões nos órgãos internos, inclusive perfuração no pulmão, quando a fratura possui uma borda irregular.
Qual o repouso para costela quebrada?
Se uma costela foi quebrada, o tempo de recuperação pode variar entre 4 a 6 semanas. O médico talvez tire raios X para verificar se o osso está curado antes de permitir que o paciente retorne a atividade ou ao esporte, especialmente se for um esporte de contato.
Como saber se a costela quebrada perfurou algum órgão?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online Quando isto ocorre, o órgão mais acometido são os pulmões e um raio-x simples de tórax é suficiente para o diagnóstico. Outros órgãos podem ser acometidos e a depender da lesão pode ser necessário um ultrassom ou tomografia.
Pode caminhar com a costela quebrada?
Se a fratura é pequena, do tipo “ fissura” e vai apenas fazer caminhada, assim que a dor melhorar pode iniciar. Mas, se a fratura tem desalinhamento e pretende fazer exercícios de alto impacto ( ex Crossfit), espere pelo menos 2 meses, caso não tenha mais dor.
Por que a dor nas costelas pode ser uma fratura?
- O problema nem sempre está associado a uma lesão óbvia, como uma fratura, visto que também pode ser fruto de condições silenciosas e de lento desenvolvimento, como a neurite intercostal. A dor nas costelas também pode ser um sinal de condições em outras estruturas do corpo, como pulmões e coração.
Quando é necessária a cirurgia de fratura de costela?
- A cirurgia é indicada somente em alguns casos, em que não há melhora com o tratamento inicial, ou quando a fratura provoca lesões graves, incluindo a perfuração dos pulmões ou outras vísceras do tórax. Os sintomas mais comuns em uma fratura de costela incluem: A dor piora ao tentar torcer o tronco.
Como evitar fraturas de costela?
- Não fumar, para ajudar na cicatrização mais rápido. A maior parte das fraturas de costela são curadas dentro de 1-2 meses, e durante este período é muito importante o controle da dor para que se possa respirar profundamente, evitando complicações que podem surgir por causa dessa dificuldade em respirar normalmente.
Quais os sintomas da fratura na costela intermediária?
- Já as duas mais baixas são mais móveis que as outras. Assim, as demais costelas intermediárias são as mais propensas a sofrer fraturas. Entre os sintomas da fratura na costela estão dor ao respirar, pressão dolorosa na área do esterno, desconforto muscular na área, dor de cabeça, insônia temporária, cansaço e dificuldade de movimentos.