adplus-dvertising

Quais são os danos que a dor crônica pode provocar?

Índice

Quais são os danos que a dor crônica pode provocar?

Quais são os danos que a dor crônica pode provocar?

A dor crônica pode provocar ou exacerbar problemas psicológicos (p. ex., depressão, ansiedade). Muitas vezes é difícil diferenciar entre causa e efeito psicológico.

Como a dor afeta a vida da pessoa?

A dor pode desencadear respostas que alteram profundamente os sistemas cerebrais e, portanto, o humor. Alterações nas redes neurais afetam múltiplos aspectos da função, estrutura e química do cérebro. O cenário pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente.

Qual a diferença de dor aguda e dor crônica?

As principais diferença entre dor crônica e aguda estão no tempo de duração e na origem/causa. Enquanto a dor aguda pode ser causada por um choque ou corte, desaparecendo quando o corpo se recuperar, a dor crônica, por ser indício de uma doença mais grave, podendo perdurar por anos e até mesmo não ser curada.

Qual a duração da dor crônica?

  • Dor crônica é aquela que persiste ou recorre por > de 3 meses, persiste por > de 1 mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura.

Quando a dor se torna crônica?

  • Quando a dor se torna crônica, geralmente, indica que há disfunções no sistema nervoso ou nas fibras nervosas do membro afetado e, geralmente, surge em associação com uma doença crônica, como artrite reumatoide, artrose da coluna ou dos joelhos, fibromialgia ou câncer, por exemplo.

Como controlar a dor crônica?

  • Além disso, podem ser indicadas terapias como fisioterapia, acupuntura, radiofrequência ou, até, cirurgia, como boas formas de controlar a dor. Como a dor crônica também é muito influenciada por fatores psicológicos, também pode ser indicado o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra.

Por que a dor crônica é sensível à dor?

  • A dor crônica pode tornar o sistema nervoso mais sensível à dor. Por exemplo, a dor crônica estimula repetidamente as fibras nervosas e as células que detectam, enviam e recebem sinais de dor. Estimulação repetida pode alterar a estrutura das fibras e células nervosas (chamado remodelação) ou fazer com que as mesmas fiquem mais ativas.

Postagens relacionadas: