adplus-dvertising

Como interpretar resultado de macroprolactina?

Índice

Como interpretar resultado de macroprolactina?

Como interpretar resultado de macroprolactina?

A PESQUISA DA MACROPROLACTINA E SUA INTERPRETAÇÃO As recuperações acima de 65% são indicativas da ausência de macroprolactina e recuperações menores que 30% indicam presença da mesma. Recuperações entre 30% e 65% necessitam a utilização de cromatografia de filtração de gel para a devida identificação da molécula.

Qual o valor normal da macroprolactina?

Para os ensaios mais utilizados, os níveis normais geralmente são inferiores a 25 ng/ml. Na maioria das vezes, uma única medida é adequada para diagnóstico, mas resultado pouco elevado (20-60 ng/ml) deve ser confirmado, especialmente quando não há correlação com a clínica.

O que é macroprolactina positiva?

Macroprolactina (ou big-big-prolactin) é uma isoforma da prolactina com maior peso molecular, devido à ligação da prolactina a imunoglobulina/ anticorpo antiprolactina. Desta forma, por definição a macroprolactinemia é uma elevação sérica da macroprolactina. A macroprolactina tem baixa atividade biológica.

Para que serve o exame de dosagem de macroprolactina?

A dosagem de Macroprolactina é muito importante, pois alguns exames laboratoriais a detectarão como prolactina, levando a um falso resultado elevado. Isso pode levar ao diagnóstico errôneo de hiperprolactinemia, especialmente, nos pacientes que apresentarem sintomas como: infertilidade ou problemas menstruais.

O que é dosagem de macroprolactina?

A dosagem de macroprolactina sérica é atualmente um teste laboratorial amplamente disponível. As indicações da dosagem são cada vez mais amplas e incluem alterações menstruais, amenorréia, infertilidade, e galactorréia em mulheres, além de problemas relacionados à fertilidade e impotência no homem.

O que pode causar hiperprolactinemia?

As causas fisiológicas de hiperprolactinemia mais importantes são a gravidez e a amamentação. Além disso, em situações de estresse, exercício e sono ocorre liberação de um ou mais fatores liberadores da PRL, resultando na elevação dos níveis séricos do hormônio.

Qual exame detecta hiperprolactinemia?

Fluxograma da abordagem de hiperprolactinemia. Uma única medida de PRL no sangue, em qualquer hora do dia, geralmente é adequada para documentar hiperprolactinemia. Devido à natureza pulsátil da secreção da PRL e ao efeito do estresse, um teste que mostrar resultados entre 25 e 40 g/L deve ser repetido.

Qual a origem da macroprolactina?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Macroprolactina é uma forma inativa da prolactina encontrada em algumas pessoas. Sua estrutura é semelhante a da prolactina, o que as diferem são IgG's ligados em sua estrutura.

Por que o aumento da prolactina pode ser devido ao uso de algum medicamento?

  • No caso do aumento da prolactina ser devido ao uso de algum medicamento, o médico pode indicar a suspensão, alteração da dose ou troca do medicamento.

Como ocorre a hiperprolactinemia neurogênica?

  • Citada mas nem sempre evidenciada, a hiperprolactinemia neurogênica ocorre por elevação reflexa da PRL devido a lesões irritativas da parede torácica (herpes zoster, toracotomia, queimadura, mastectomia) e por patologias do cordão medular.

Qual a proporção da prolactina circulante?

  • Constitui menos de 5% da prolactina circulante e tem baixa (ou nenhuma) atividade biológica, podendo confundir a investigação. Assim, se a proporção de macroprolactina for elevada, pode-se identificar altas concentrações de prolactina, sem que isso tenha significado clínico (5,6).

Postagens relacionadas: