adplus-dvertising

O que é uma dissecção da aorta?

Índice

O que é uma dissecção da aorta?

O que é uma dissecção da aorta?

Uma dissecção aórtica é um distúrbio frequentemente fatal em que a camada interna (revestimento) da parede aórtica se rompe e se separa da camada intermediária da parede aórtica. A maior parte das dissecções aórticas ocorrem porque a hipertensão arterial provoca a deterioração da parede da artéria.

O que pode causar dissecção de aorta?

A principal causa da dissecção da aorta é a deterioração da parede da artéria. Isso pode ser provocado por fatores como hipertensão arterial, placas de gordura acumuladas nas paredes do vaso ou mesmo o envelhecimento natural (que provoca uma alteração na qualidade dos vasos do corpo).

Como identificar dissecção de aorta?

Diagnóstico. Deve-se considerar o diagnóstico de dissecção da aorta em qualquer paciente com dor torácica, dor na região dorsal, síncope, dor abdominal inexplicável, acidente vascular encefálico ou insuficiência cardíaca de início agudo, especialmente quando os pulsos ou pressão arterial nos membros forem desiguais.

Como prevenir dissecção de aorta?

Uma forma de evitar a dissecção de aorta é controlar a pressão arterial e a doença ateromatosa. Por isso, cuide da saúde do seu coração e acompanhe regularmente com o seu cardiologista clínico.

O que é dissecção da?

A dissecção da aorta, também conhecida como dissecção aórtica, é uma emergência médica relativamente rara, onde a camada mais interna da artéria aorta, chamada de íntima, sofre um pequeno rasgão, através do qual o sangue pode se infiltrar, chegando até às camadas mais profundas do vaso e causando sintomas como dor ...

O que é dissecção da aorta abdominal?

A dissecção de aorta é uma emergência médica caracterizada por uma lesão na parede interna da artéria aorta, que se inicia no coração e termina na quarta vértebra lombar e é a maior e mais importante do sistema circulatório, de onde partem praticamente todas as artérias que irrigam nosso organismo.

O que causa a dissecção da artéria?

Quais as causas? A dissecção da artéria vertebral pode ocorrer de forma espontânea, sem nenhuma causa aparente; pode também ter relação com alguma doença do colágeno previamente conhecida pelo paciente, como doenças reumatológicas diversas, lupus, fibrodisplasia, Síndrome de Marfan ou alguma vasculite.

Quais os tipos de dissecção da aorta?

Tipo I: envolve aorta ascendente e descendente; tipo II: envolve somente aorta ascendente; tipo III: envolve somente aorta descendente. Classificação de Stanford. Tipo A: envolve o arco aórtico; tipo B: inicia-se distalmente à artéria subclávia esquerda.

O que é dissecção aguda da aorta ascendente?

A dissecção aórtica aguda – DAA - é um evento em que há uma súbita ruptura da camada média da aorta, permitindo que o sangue penetre entre as camadas médias da artéria, dissecando uma da outra, criando um espaço denominado de falsa luz.

Qual o tratamento adequado para a dissecção da aorta descendente?

  • O tratamento sempre envolve controle agressivo da pressão arterial e imagens seriadas para monitorar a progressão da dissecção. Reparo cirúrgico da aorta e inserção de enxerto sintético são necessárias para a dissecção da aorta ascendente e para certas dissecções da aorta descendente.

Quais os fatores de risco para dissecção de aorta?

  • Fatores de risco para dissecção de aorta . O problema é mais incidente em homens a partir dos 60 anos. Hipertensão e arteriosclerose (endurecimento das artérias) são fatores de risco importantes e estão presentes em 75% dos casos.

Quais são os sintomas da aorta aumentada?

  • Os aneurismas geralmente não levam a nenhum sintoma até que se tornem muito grandes ou até que se rompam. Aorta ampliada é co-incidentalmente encontrada quando um paciente vai para algum outro exame médico. No entanto, dor no peito e nas costas são os sintomas mais comuns da aorta aumentada.

Que doenças genéticas aumentam o risco de dissecação da aorta?

  • Algumas doenças genéticas também aumentam o risco de dissecação da aorta : 1 Síndrome de Turner 2 Síndrome de Marfan 3 Síndrome de Ehlers-Danlos 4 Síndrome de Loeys-Dietz More ...

Postagens relacionadas: