O que pode ocasionar um curto na placa mãe?
![O que pode ocasionar um curto na placa mãe?](https://i.ytimg.com/vi/_hen4lmTlPE/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCkSzHStELSwuCMuVy0abmRrnIPJg)
O que pode ocasionar um curto na placa mãe?
A principal causa para o curto-circuito é o contato da placa com estruturas metálicas e cabos soltos do computador. Verifique se essa é a sua situação e, caso seja, recoloque a placa-mãe e lembre-se de parafusar de forma que ela fique fixa, sem se mexer.
Quando ocorre um curto-circuito?
- Resumindo, podemos utilizar a seguinte definição: “ Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.
Como evitar o curto-circuito?
- Para evitar esse tipo de acidente, são utilizados os fusíveis e os disjuntores, que são dispositivos que detectam a alteração da corrente elétrica e interrompem sua passagem automaticamente. Um curto-circuito é caracterizado pelo aumento repentino da corrente em um circuito, que pode produzir faíscas ou até explosões
Como verificar se a placa está corretamente fixada?
- Verifique se a placa está corretamente fixada nos suportes e se há contato entre ela e a base metálica do gabinete. Caso o problema esteja aí, posicione a placa na posição correta e aperte os parafusos para deixá-la firme no lugar. Certifique-se, também, de que não há cabos soltos em contato com a placa.
Como funciona um circuito elétrico?
- Normalmente ele é composto por um gerador de eletricidade e resistências elétricas, de forma que, quando o circuito é fechado, estabelece-se uma corrente elétrica entre os seus terminais. Observe a figura a seguir: Um circuito elétrico é constituído por uma fonte de tensão e resistências elétricas nas quais é estabelecida uma corrente elétrica