Qual o espaço da leitura e da produção escrita nos exames nacionais e nos vestibulares?
Qual o espaço da leitura e da produção escrita nos exames nacionais e nos vestibulares?
É em razão da grande importância da escrita e do grande espaço que ela oferece ao aluno que os exames vestibulares valorizam tanto a redação. A sociedade, em seus diversos campos profissionais, requer competência e eficiência para produzir textos escritos.
Qual a parte mais importante do texto informativo?
- Introdução (tese): durante a introdução de um texto informativo, são expostas as informações básicas e mais importantes a serem exploradas ao longo da publicação pelo autor. Desenvolvimento (antítese): nessa parte, o leitor se depara com as partes fundamentais do texto.
Quem é o autor dos textos informativos?
- O autor dos textos informativos é um transmissor que se preocupa em relatar informações da maneira mais objetiva e verossímil. No caso das notícias, por exemplo, o escritor está encarregado de transmitir a informação para os receptores leitores da maneira objetiva e alheia a ele.
Qual o objetivo do texto informativo?
- Isento de sentimentalismos, apreciações ou opiniões particulares, o texto informativo tem apenas um único objetivo: o de informar. Um texto de caráter informativo tem como objetivo principal informar o leitor sobre um determinado assunto, expondo e esclarecendo qualquer dúvida em relação ao tema.
Qual é a linguagem do texto informativo?
- É uma produção textual direta e objetiva em que seu autor faz uso da escrita em prosa, com aspectos de uma linguagem clara e de fácil entendimento. Diferentemente dos textos literários e mais poéticos, que fazem uso da linguagem conotativa, o texto informativo opta pela linguagem denotativa.