Como saber se rompeu o tendão do ombro?
Como saber se rompeu o tendão do ombro?
Os principais sintomas da lesão do manguito rotador são:
- Dor e incômodo na região do ombro e braço, que também pode irradiar para a região cervical (pescoço) ou para as escápula (costas)
- Dor noturna; uma das principais queixas do paciente é dor à noite, isto é, dor ao deitar para dormir.
Qual o risco de lesão dos tendões do ombro?
- O risco de lesão dos tendões do ombro também aumenta com a idade, visto que essas estruturas se tornam mais enfraquecidas. Assim sendo, é necessário um esforço ou trauma de menor intensidade para rompê-los. É importante salientar que a ruptura pode ser parcial ou total.
Qual a causa da inflamação do tendão do ombro?
- Se a inflamação não for tratada, ou acontecer repetidas vezes, desenvolvem-se alterações degenerativas — o que predispõe à ruptura dos tendões do manguito rotador. Outras causas de ruptura direta de tendão do ombro são traumas, como acidentes de carro ou quedas, e esforço único muito exagerado.
Quais são as causas da ruptura direta do tendão do ombro?
- Outras causas de ruptura direta de tendão do ombro são traumas, como acidentes de carro ou quedas, e esforço único muito exagerado. O risco de lesão dos tendões do ombro também aumenta com a idade, visto que essas estruturas se tornam mais enfraquecidas.
Qual o conjunto de tendões do ombro?
- O conjunto de tendões do ombro é chamado de manguito rotador, sendo composto pelos tendões supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. Desses, o supraespinhal é o mais comumente acometido, enquanto o redondo menor é o tendão com menor índice de lesões.