adplus-dvertising

Como consagrar o atabaque na Umbanda?

Índice

Como consagrar o atabaque na Umbanda?

Como consagrar o atabaque na Umbanda?

CONSAGRAÇÃO DOS ATABAQUES Coloque os atabaques em cima do pano que irá cobri-lo quando não estiver sendo usado. Cobrirá o couro. Não precisa cobrir todo o atabaque. Circule com velas brancas que representam as sete linhas ou com velas da cor dos Orixás ou Orixá a quem deseja consagrar os atabaques.

Quais as funções de um ogã?

O ogã também tem um papel fundamental,em questão dos rituais e também para invocar a entidade, pois o ogã é o que toca para o santo (seja orixá, preto velho, caboclo, Exu, Erê, Pombagira, Boiadeiro etc.) o ogã depois do pai de santo, babalorixá e o sacerdote, é o mais próximo entre as entidades, pois o contato que o ...

Como é feito o atabaque?

O atabaque artesanal, com corpo feito de madeira (as vezes de jacaranda) e coberto com pele de cabra ou bezerro. Ele poderá ser constituído numa forma cilíndrica, normalmente, um acordo entre a forma cônica e a de barril e, as vezes, pode comportar uma base em forma de ampulheta.

Como se chama quem bate tambor na macumba?

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.

O que precisa para ser Ogan?

  1. Ser Ogãn é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes.
  2. Ser Ogãn é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos.
  3. Isso exige conhecimento, humildade,concentração, responsabilidade, mediunidade e amor.

Como se chama quem toca atabaque na Umbanda?

Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.

Qual o papel do Ogan na Umbanda?

Ogã ( também ogan) na Umbanda esta relacionado a curimba, na dedicação ao toque e canto nos dias de gira. Na Umbanda, esses médiuns são considerados de sustentação e firmeza durante os rituais do terreno, precisando manter a vibração adequada atraves dos diferentes tipos de toques no atabaque e pontos cantados.

O que é pai Ogan?

Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre. E foi sempre com muita maestria, que o baiano Luiz Ângelo pautou sua vocação religiosa na vida do seu saudoso pai carnal, que era candomblecista.

O que são atabaques onde são utilizados?

Atabaque é um instrumento musical de percussão afro-brasileiro. O nome se originou do termo árabe al-Tabaq, que significa "prato". ... Pode ser usado em kits de percussão em ritmos brasileiros, tais como o samba e o axé music.

Que ano foi fundado o atabaque?

O tambor mais antigo foi encontrado em uma escavação de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco. Estes troncos eram cobertos nas bordas com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos, depois foram usadas peles mais resistentes e apareceram as primeiras baquetas.

Qual a origem do atabaque na Umbanda?

  • Vindo da África, o atabaque é um instrumento musical largamente usado em quase todo ritual de Umbanda e também em muitas outras religiões de origem afro. Dentro de um Terreiro, os atabaques na Umbanda podem agregar energias de louvação e invocação dos Orixás e evocação dos Guias Espirituais.

Qual a diferença entre o candomblé e o atabaque tradicional?

  • Essa é a diferença entre o atabaque do candomblé e do atabaque instrumento musical comprado nas lojas com a finalidade de apresentações artísticas, que normalmente são industrializados para essa finalidade. O atabaque tradicional é feito em madeira e aros de ferro que sustentam e esticam o couro.

Por que o atabaque chegou ao Brasil?

  • O atabaque é um instrumento musical que chegou ao Brasil através dos escravos africanos, é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana. De uso tradicional na música ritual e religiosa, empregados para convocar os Orixás, Nkisis e Voduns.

Qual a origem da Umbanda?

  • Umbanda é uma religião genuinamente brasileira que teve suas origens nos cultos do Candomblé e incorporou elementos do Catolicismo, Espiritismo e outros. Os Orixás são ancestrais da Umbanda, que durante sua vivência alcançaram poderes sobre determinados aspectos da natureza como: os raios, mares, rios, etc.

Postagens relacionadas: