O que causa os nematoides?
Índice
- O que causa os nematoides?
- Quais são os fatores que influenciam nas perdas proporcionadas pelos Fitonematoides?
- Como acabar com a nematoide?
- Como é o ciclo de vida de um nematoide?
- Como é o desenvolvimento dos nematóides?
- Como os nematoides podem causar doenças em plantas?
- O que caracteriza um Fitonematoide?
- Quais são as espécies de nematóides?
- Como funcionam os nematoides na pimenta?
- Como os nematoides causam danos para a cultura?
- Qual a diferença entre nematódeos e nematomorfos?

O que causa os nematoides?
Soja, algodão, cana-de-açúcar, café, citros e tomate são exemplos de culturas de importância econômica bastante afetadas por nematoides. No entanto, várias outras culturas são atacadas por essas pragas, incluindo leguminosas, hortaliças e frutíferas. Os fitonematóides mais importantes são os dos gêneros: Meloidogyne.
Quais são os fatores que influenciam nas perdas proporcionadas pelos Fitonematoides?
Normalmente, os ataques ocorrem nas reboleiras, onde as plantas apresentam menor crescimento e amarelecimento das folhas (Figura 1). Os fatores que mais influenciam a ação dos nematóides são: solo, clima, região e tipo do manejo.
Como acabar com a nematoide?
Uma das maneiras mais eficientes para prevenção e controle de nematoides, é a manutenção na nutrição do solo, ou seja, utilizar-se de adubos orgânicos como esterco, torta de mamona e cobertura vegetal para suprir as necessidades do solo e assim proporcionar plantas mais fortes e mais resistentes.
Como é o ciclo de vida de um nematoide?
O ciclo de vida do nematoide envolve o ovo, quatro estádios juvenis, J1, J2, J3 e J4 e o estádio adulto. Em algumas espécies, o estádio juvenil assemelha-se ao estádio adulto, podendo dificultar a identificação das fases; mas, na grande maioria do grupo, existe uma diversidade entre cada estádio (WHARTON, 1986).
Como é o desenvolvimento dos nematóides?
O ciclo de vida, ou ciclo biológico básico dos nematóides compreende o ovo, quatro estádios juvenis (J1 a J4) e a forma adulta (macho ou fêmea). ... Com o desenvolvimento, cresce em tamanho e, ao atingir a fase adulta, amadurece sexualmente.
Como os nematoides podem causar doenças em plantas?
Doenças causadas por nematóides na cultura do pessegueiro. Os nematóides fitoparasitas prejudicam as plantas devido à sua ação nociva sobre o sistema radicular que, por sua vez, afeta a absorção e a translocação de nutrientes, alterando a fisiologia e nutrição da planta.
O que caracteriza um Fitonematoide?
Fitonematoides são organismos vermiformes e microscópicos que habitam o solo e retiram os nutrientes necessários para o desenvolvimento e reprodução das células dos vegetais, geralmente das raízes, causando danos severos nas plantas hospedeiras.
Quais são as espécies de nematóides?
- Há ao redor de 80 000 espécies de nematóides já formalmente descritas, mas os especialistas estimam que o número total de espécies vivas seja de aproximadamente . Em sua grande maioria, são organismos microscópicos, não visíveis a olho nu, medindo de 0,2 a 2,0 mm de comprimento.
Como funcionam os nematoides na pimenta?
- Os nematoides alimentam-se nas raízes por meio de um estilete que é inserido nas células das raízes para remover o conteúdo celular. Desta maneira impedem a absorção de água e nutrientes pelas plantas. No caso da cultura da pimenta geralmente algumas espécies de nematoides representam graves problemas para o cultivo.
Como os nematoides causam danos para a cultura?
- Vale salientar que em uma amostra de solo de cultivos de pimenta geralmente pode conter nematoides pertencentes a vários gêneros e espécies. Porém, muitos deles como Helicotylenchus spp., Criconemella, Criconemoides e Mesocriconema spp e Tylenchorhynchus não causam danos e ameaça significativa para a cultura.
Qual a diferença entre nematódeos e nematomorfos?
- As primeiras diferenciações entre nematódeos e nematomorfos, embora equivocadas, se devem a von Siebold (1843), com as ordens Nematoidea e Gordiacei (esta ainda contendo alguns nematódeos). Huxley (1864) elevou provisoriamente estas duas ordens para o nível de classes, ambas inclusas em uma categoria taxonômica maior denominada Scolecida.